SEC processa Elon Musk, da Tesla, por supostamente enganar investidores
O diretor executivo da Tesla, Elon Musk, está sendo acusado pela SEC (Securities and Exchange Commission) de enganar os investidores após fazer um comentário no Twitter de que a Tesla teria um comprador em potencial. A agência diz que Musk fez as alegação para elevar as ações da empresa de tecnologia
No dia 7 de agosto, Musk disse em sua conta no Twitter que a Tesla tinha um comprador “assegurado” e que fecharia o capital de sua empresa caso a cotação atingisse US$ 420 por ação.
Em seu relatório sobre o processo, a SEC disse que “na verdade, Musk nem se quer discutiu, muito menos confirmou, os principais termos do acordo, incluindo preço, com qualquer fonte potencial de financiamento”.
Depois das publicação de Musk no Twitter, a Tesla teve valorização de 11% na bolsa. Agora a agência pede que o principal homem da empresa seja “proibido de exercer o cargo” de administrador do negócio.
Após a notícia de hoje, as ações da Tesla na Nasdaq desvalorizaram 10%. “Musk fez as declarações públicas falsas e enganosas sobre a Tesla através do seu celular no meio de um pregão da bolsa, afirmou a SEC”. “Antes de publicar as afirmações para os mais de 22 milhões de seguidores que tem, Musk não falou com a Nasdaq que iria fazer o anúncio, como é requerido”, complementa a SEC em seu comunicado.