Eletromidia, de painéis de publicidade, entra com pedido para IPO

A empresa de campanha de mídia Eletromidia protocolou pedido de oferta pública de distribuição primária e secundária de ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa está indo à bolsa para captar recursos e financiar sua expansão orgânica, investir em tecnologia e fazer aquisições.

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A operação será coordenada pelos bancos Morgan Stanley, Itaú BBA, Bradesco BBI, Santander (SANB11) e UBS BB.

Na oferta secundária da Eletromidia, na qual os sócios vendem participações, os acionistas vendedores são os fundos Vesuvius LBO (detentor hoje de 80,5% das ações), a Olonk Empreendimentos (possui 5,9%) e Participações e quatro pessoas físicas: Paulo Racy Badra (detém 2%), Ricardo Romeiro Otero (detém 5,5%), Alexandre Guerrero Martins (possui 1,1%) e Daniel Mattos Simões (detentor de 0,7%).

A Eletromidia detém 54 mil paineis, tanto digitais quanto estáticos, que ficam em locais como shoppings, estações de metrô e elevadores. Sua receita em 2019 foi distribuída da seguinte forma:

  • 53% veio do segmento de Transportes
  • 26% com o segmento de Elevadores
  • 9% com o segmento de Shoppings
  • 8% em aeroportos
  • 5% em ruas

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Empresa foi fundada em 1993

Fundada em 1993, a Eletromidia é sediada em São Paulo. A empresa diz ser a maior do setor no país. Seu crescimento nos últimos cinco anos tem ocorrido por meio de aquisições.

Em 2019, a companhia obteve receita líquida de R$ 296 milhões e lucro líquido de R$ 16 milhões. Já o Ebitda ajustado da empresa foi de R$ 58 milhões.

Entre os fatores de risco da oferta da Eletromidia, a empresa cita possíveis surtos de doenças, que podem ter efeito negativo sobre as suas operações, como ocorreu com a Covid-19.

Eletromidia estima aumentos de receita potenciais

Segundo o prospecto preliminar da oferta, a empresa estima um conjunto de concessões públicas e privadas para os próximos cinco anos que somam potencial de receita adicional de R$ 750 milhões. Estas oportunidades estão nos segmentos de aeroportos e ruas, principalmente, segundo a empresa.

“Essas potenciais concessões representam uma oportunidade para expandirmos a nossa presença e sustentar um sólido crescimento de longo prazo nos principais canais em que atuamos”, declarou.

 

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Além disso, a Eletromidia pretende continuar de forma orgânica na expansão da base atual dos contratos nos segmentos de elevadores, shoppings e bancas de jornal. Sua penetração atual nesses canais em relação ao número de contratos representa:

  • 15% em elevadores.
  • 22% em bancas de jornal.
  • 26% em shoppings.

Em relação às aquisições, a empresa afirmou que mapeou 17 potenciais aquisições de players com contratos e presença em geografias complementares ao seu portfólio atual, representando uma oportunidade de receita adicional de aproximadamente R$600 milhões.

A Eletromidia ainda uma “potencial internacionalização” para outros países da América, que deve ocorrer por meio de uma aquisição. A América Latina, um mercado ainda inexplorado pela companhia, representa uma oportunidade potencial de mercado de US$ 1,1 bilhão, de acordo com estudos do Global Entertainment & Media Outlook (2019-2023).

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Natalia Gómez

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