Eletromídia (ELMD3): Globo obtém aprovação do Cade para adquirir fatia da empresa; analistas recomendam compra da ação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, que o grupo Globo comprasse o equivalente a 8,57% do capital social da Eletromídia (ELMD3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A compra de 12 milhões de ações ordinárias foi efetuada pela Globo Comunicação e Participações junto ao fundo de investimento Versuvius e ao acionista Alexandre Guerreiro Martins.

Antes da compra na Eletromídia, a Globo detinha uma fatia de 10,67% da companhia. O fundo Versuvius é dono de 55,32% e o fundo Equitas detém 7,13%.

Com a autorização para o negócio, a Globo será dona de 19,3% da empresa e passa a ter direito a um assento no conselho de administração da empresa.

No fechamento, a ação da Eletromidia (ELMD3) subiu 2,41%, a R$ 14,89.

Cotação elmd3

Gráfico gerado em: 13/07/2023
1 Mês

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Eletromidia: acordo com Globo

A Eletromídia divulgou ao mercado em março que tinha fechado um acordo para que a Globo comprasse uma participação acionária no negócio.

Em fato relevante divulgado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa de mídia por painéis eletrônicos informou ao mercado que a venda das ações da Eletromidia para a Globo ocorrerá por meio do fundo Vesuvius LBO e pelo acionista Alexandre Guerrero Martins, CEO da companhia.

O valor da transação não foi informado, mas a companhia listada na Bolsa afirmou que uma das condições dessa operação é que a Globo comprasse, no mínimo, 8.997.563 ações da Eletromidia “por meio de operações na Bolsa de Valores) até 30 dias após a assinatura do contrato e a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com essa operação, a Globo teria até 19% das ações da Eletromidia. Depois da conclusão do negócio, o principal grupo de mídia do País terá direito a um assento no Conselho da companhia e participará dos comitês estratégicos da empresa.

Recomendação de compra e preço-alvo

Os analistas da XP Bernardo Guttmann e Marco Nardini viram o anúncio da operação como positivo para a Eletromidia.

“A entrada do maior grupo de mídia brasileiro valida a tese de investimento e potencial do segmento de mídia OOH podendo alavancar inclusive novos negócios. Também não descartamos a entrada da Globo no bloco de controle a médio prazo”, destacaram os especialistas em relatório.

No material, a dupla também ressaltou que o fundo e o CEO da Eletromidia continuarão tendo uma participação acionária relevante na companhia.

Nesta quinta, com a aprovação pelo Cade da operação da Globo na Eletromídia, analistas do Itaú BBA disseram que “a notícia é muito positiva e deve ser um importante catalisador para a ação ELMD3 no curto prazo”. Os especialistas do banco complementaram: “Os próximos passos devem incluir a divulgação do preço da transação privada dos controladores com a Globo e a realização de uma assembleia geral de acionistas para aprovar, entre outras questões, o aumento do limite da OPA para 27,5%, o que a nosso ver sugere que a Globo pode continuar aumentando sua participação.”

O BBA diz que a Eletromidia é “top pick” no setor de tecnologia”, com recomendação de compra. “A empresa está agora está sendo negociada a 12x P/L 2024, o que vemos como um atrativo”. O preço-alvo é de R$ 21.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Allan Ravagnani

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno