Em comunicado ao mercado na manhã desta quarta-feira (31), a Eletrobras (ELET3) informou que passará a deter, via subsidiária Furnas, 100% das operações da usina hidrelétrica Baguari, localizada em Governador Valadares (MG). O acordo ocorre após operações realizadas com a Neoenergia (NEOE3) e a Cemig GT.
A Baguari Energia, controladora da usina, exerceu direito de preferência para aquisição de participação de 51% na Baguari I Geração de Energia Elétrica S.A, detida pela Neoenergia, pelo valor de R$ 454 milhões.
A Baguari Energia é controlada pela Cemig GT, com 69,39% do capital social, e a Eletrobras, por meio de sua subsidiária Furnas, detém 30,61% do capital remanescente.
O montante citado será entregue à Eletronorte, conforme operação de permuta de ações que a Eletrobras fez com a Neoenergia, divulgada em 16 de dezembro do ano passado.
Já em 14 de abril deste ano, a Eletrobras realizou uma operação para comprar a participação de 70% da Cemig GT na Baguari Energia por meio da Eletrobras Furnas. O valor, segundo a própria elétrica, será revertido à companhia mineira pela participação.
“Tais aquisições estão alinhadas com o objetivo estratégico da companhia, simplificando sua estrutura, crescendo com rentabilidade e reforçando sua liderança em renováveis”, afirmou a Eletrobras.
Empresa nega negociação com a União para aumento de assentos do governo em conselho
A Eletrobras negou nesta terça-feira (30), rumores sugerindo que a companhia estaria sinalizando uma proposta de oferecer vagas no seu conselho de administração para a União, em suposta negociação envolvendo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).
Mais cedo, ainda na terça-feira, Felipe Ferreira de Araújo, diretor da Associação de Empregados de Furnas (Asef) e acionista da Eletrobras, entrou com questionamento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acerca dessas notícias.
Em comunicado, a companhia reitera o que já foi afirmado por fato relevante em 8 de maio que o seu processo de privatização “foi conduzido em conformidade com a Lei 14.182/21 e a Constituição Federal”.
Cotação da Eletrobras
Nesta terça-feira (31), por volta das 15h, as ações com ticker ELET3 operam em alta de 1,84%, cotadas a R$ 35,47. Assim, os papéis caminham para mais um fechamento mensal positivo.
As ações da Eletrobras registram alta de 4,83% em maio, o que corresponderia a segunda valorização mensal consecutiva, após subir 1,71% em abril.
Os papéis vêm ensaiando uma recuperação gradual em suas cotações, já que a Eletrobras registrou queda por 5 meses seguidos de novembro de 2022 a março de 2023.
Cotação elet3