Ícone do site Suno Notícias

Eletrobras (ELET3) pede registro de empresa aberta para CGT Eletrosul e Eletronorte

Logotipo da Eletrobras (ELET3). Foto: Divulgação

Eletrobras (ELET3). Foto: Divulgação

A Eletrobras (ELET3) informou nesta quinta-feira (4) que protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de emissor de valores mobiliários na categoria B das subsidiárias CGT Eletrosul e Eletronorte.

Caso o pedido da Eletrobras seja aceito pela CVM, isso autorizará as companhias a distribuir publicamente valores mobiliários de sua emissão (exceto ações) para um público-alvo mais amplo, bem como negociá-los com maior liquidez em mercados regulamentados de valores mobiliários.

A Eletrobras esclarece que o processo de registro dessas companhias segue de forma independente e desvinculado das ofertas públicas de debêntures da CGT Eletrosul e da Eletronorte destinada somente a investidores profissionais.

Eletrobras (ELET3): analistas veem chance de acordo com o governo na disputa por votos do conselho

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou um pedido ao Ministro Kássio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando uma extensão de 90 dias no prazo para as negociações com a Eletrobras, com o objetivo de aumentar a representatividade do governo no conselho de administração da empresa.

Segundo o Itaú BBA, a visão é otimista sobre as chances de um acordo potencial entre o governo federal e a Eletrobras na disputa pelos direitos de voto. “Com base em interações recentes, acredita-se que os acionistas da Eletrobras estariam dispostos a permitir que o governo federal nomeei dois dos nove membros do conselho”, afirmam os analistas.

Neste contexto, o limite de 10% para os direitos de voto permaneceria inalterado. Assim, a Eletrobras provavelmente concordaria com um pagamento anterior ao fundo da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), dado que a dívida é ajustada pelo WACC (Custo Médio Ponderado de Capital) + inflação, o que não destruiria o VPL.

Para os ativos nucleares, os acionistas desejam alterar o acordo da Eletronuclear para remover a obrigação da Eletrobras de capitalizar a empresa se Angra 3 for desenvolvida.

Sobre os proventos da securitização, o BBA afirma que eles podem ser utilizados para pagar a dívida contraída pelo setor (CCEE) durante a pandemia e a crise hídrica. “Os proventos também poderiam ser usados pelo governo para reduzir tarifas, incluindo uma redução na magnitude do aumento de mais de 40% nas tarifas no Amapá (que foi adiado pela ANEEL)”, diz a casa.

Neste contexto, o BBA tem recomendação de compra para as ações da companhia, com preço-alvo de R$ 59,56.

Desempenho das ações de Eletrobras (ELET3)

Confira o desempenho das ações de Eletrobras (ELET3)

Cotação ELET3

Gráfico gerado em: 05/04/2024
5 Dias

Sair da versão mobile