Eletrobras (ELET3) e Petrobras (PETR4) são destaques do mercado
Entre os destaques do mercado financeiro nesta segunda-feira (6) está a Eletrobras (ELET3). A companhia entrou com recurso para derrubar limitar que cancelava uma assembleia de debenturistas de Furnas, que ocorreria hoje. A medida acabou sendo derrubada pela Justiça.
Também está entre os destaques do mercado financeiro a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a Petrobras (PETR4). Ele disse que o Ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida quer fazer mudanças em toda a companhia. As ações da Petrobras operam em queda de 0,62% nas ações ON (PETR3) e baixa de 0,93% nos papéis PN (PETR4), por volta das 12h43.
Também agitam o mercado as ações da Vale (VALE3) que operam em alta de 0,78%, após o minério de ferro atingir o maior valor em 10 meses.
Veja os destaques do mercado financeiro:
Eletrobras (ELET3) consegue derrubada da limitar sobre Furnas e abre caminho para privatização
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou a solicitação da Eletrobras (ELET3) para derrubar a liminar que suspendia a assembleia de debenturistas de Furnas, que seria realizado nesta segunda-feira (6). Com isso, a companhia consegue dar um passo fundamental para sua privatização.
A juíza do TJRJ, Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz, atendeu ao pedido que apontava certas irregularidades que teriam sido feitas pela empresa, o que fez com que ela decidisse cancelar a assembleia de debenturistas. Haveria suposta quebra no contrato de debêntures, assim como descumprimento das normas de prazo.
A assembleia de debenturistas de Furnas seria para tratar de um aumento de capital na empresa Madeira Energia, que é a controladora da usina hidrelétrica Santo Antônio. Esse tema seria essencial na continuidade do processo de privatização da Eletrobras, já que o aporte na Madeira Energia é uma condição para realizar a oferta de capitalização da companhia.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi quem derrubou a liminar de suspensão da reunião. Ele disse que a medida de suspensão traria “impacto significativo no planejamento setorial elétrico brasileiro, sendo capaz de comprometer a modicidade tarifária e, consequentemente, o acesso das camadas mais carentes da população ao serviço essencial de energia elétrica”.
Além disso, ele ainda acrescentou que “não há dúvidas de que a manutenção da eficácia do decisum de origem causará imensa desordem administrativa e financeira, além de possuir odioso efeito multiplicador”.
Bolsonaro diz que Ministro de Minas e Energia quer mudar toda a Petrobras (PETR4)
Além da Eletrobras (ELET3), o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira (6) que Adolfo Sachsida, atual ministro de Minas e Energia, quer trazer mudanças na Petrobras (PETR4). O objetivo é tentar arrefecer a alta dos combustíveis que vem ocorrendo nos últimos tempos, em meio ao ano eleitoral.
A fala de Bolsonaro ocorreu em uma entrevista para a TV Terrativa, em que afirmou: “A Petrobras estamos tentando mudar. Mudou o Ministro de Minas e Energia, que quer mudar agora a toda a Petrobras. Mas há uma dificuldade, reunião de conselhos, uma burocracia enorme, demora isso aí”.
As ações da Petrobras operam em queda nesta segunda-feira (6), após a fala do Presidente da República, além da queda dos futuros do Petróleo.
Ações da Vale (VALE3) sobem em meio à máxima do minério de ferro em 10 meses
As ações da Vale (VALE3) operam em alta nesta segunda-feira (6), com os contratos futuros do minério de ferro atingindo a máximo de 10 meses na bolsa de Dalian, após crescimento de 0,7%. Além disso, houve a redução nos estoques do minério nos portos da China. O preço sobe com as preocupações em torno da oferta, em detrimento ao otimismo sobre a demanda.
As ações ON da Vale (VALE) tinham alta de 0,78% por volta das 13h. Do mesmo modo, após estímulos da economia chinesa e da enfraquecimento das medidas de contenção a Covid-19, o cartão metalúrgico também teve o maior valor em 6 semanas.
O carvão metalúrgico, outro insumo da siderurgia, também ampliou os ganhos para atingir um pico de seis semanas após uma enxurrada de notícias recentes sobre a determinação da China de estimular sua economia em desaceleração e medidas para aliviar suas restrições contra a Covid-19.
Assim, Eletrobras (ELET3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) são alguns dos assuntos que agitam o mercado financeiro, sendo destaques da Suno Notícias, que informa diariamente os acontecimentos da bolsa de valores.