Eletrobras (ELET3) quer se desfazer de participação da ISA Cteep (TRPL4), diz jornal
A Eletrobras (ELET3) colocou à venda uma fatia da transmissora de energia ISA Cteep (TRPL4). As informações são do jornal Valor Econômico.
Atualmente, a Eletrobras detém uma fatia de 35,7% na ISA Cteep – que é antiga Transmissão Paulista -, com 9,7% das ações ordinárias e 52% das preferenciais.
O controlador, atualmente, é a ISA, um grupo colombiano que possui 35,8% do capital total. O free float, por sua vez, é de 64,1%.
Fontes próximas da companhia relataram ao Valor que o modelo para a venda está sendo estudado, que poderia ser um leilão em bolsa, um block trade ou até mesmo uma oferta subsequente de ações (follow-on).
A Eletrobras já citou publicamente sua intenção de realizar desinvestimentos em companhias da qual é sócia minoritária – decisão que ganhou força após a privatização da empresa e é mantida na atual gestão, de Ivan Monteiro.
O movimento faz parte de uma certa ‘reestruturação’ da Eletrobras, que inclusive mudou a maneira como lida com suas subsidiárias – com algumas delas passando a ser integrais.
Além disso, a empresa reduziu seu número de SPEs e também anunciou desinvestimentos em térmicas.
Por fim, também enxugou o quadro de funcionários e vendeu fatias societárias relevantes em empresas consideradas não estratégicas pela gestão.
Por exemplo, recentemente a Eletrobras ‘zerou’ sua posição na companhia elétrica paranaense Copel (CPLE6) – adicionando R$ 125 milhões ao seu caixa.
Do outro lado, a companhia prevê comprar participação nas companhas que, de fato, considera estratégicas.
Como exemplo, a Eletrobras firmou um contrato com a Alupar (ALUP11) para assumir o controle do Linhão de Roraima.
Cotação das ações da Eletrobras
As ações da Eletrobras subiram 1,8% nesta segunda-feira (9), a R$ 35,45. No ano, o papel acumula 12% de queda.
Cotação ELET3