A Eletrobras (ELET3) informou, no último sábado (7), que sua controlada Eletronorte foi autorizada a contratar emergencialmente unidades geradoras termo elétricas, de 40MW, e que poderão ser aumentadas até 150MW, para retomar a energia elétrica do estado do Amapá.
A autorização foi apresentada pela Eletrobras em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A liberação foi realizada via Portaria 406, do Ministério de Minas e Energia, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
“Considerando que o incidente não tem relação com a Eletronorte, que está apenas apoiando na ação emergencial do Estado do Amapá, os custos fixos e variáveis associados à geração acima mencionada serão cobertos por meio de encargos setoriais previstos para casos de restrição da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), mediante aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)“, explicou a companhia.
Eletrobras entra em ação após apagão
Na noite da última terça-feira (3), um incêndio na subestação Macapá levou ao instatâneo desligamento da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo atingiu toda a subestação e suspendeu cerca de 250 megawatts de carga elétrica.
O incêndio, que destruiu dois dos três transformadores da subestação, deixou 14 dos 16 municípios do estado sem energia.
Após chegar ao quinto dia desde o acidente que deixou quase 90% da população sem energia, o governo do Amapá informou que haverá um rodízio em turnos de seis horas no fornecimento da eletricidade. O apagão levantou protestos da população, que foi às ruas e fechou vias da cidades de Macapá. O senador Randolfe Rodrigues recorreu à Justiça Federal, que atendeu ao pedido.
A Eletrobras disse ainda que sua controlada também adotou providências para apoiar na recuperação do transformador 1 do Estado do Amapá, enviando equipamentos de Belém (PA) e São Luiz (MA) para Macapá, realizando ligação e testes no Centro de Tecnologia da Eletronorte, em Belém, com início de energização do transformador na tarde do último sábado.
Com informações do Estadão Conteúdo.