Com o anúncio da renúncia do presidente e membro do Conselho de Administração da Eletrobras (ELET3), Wilson Ferreira Junior, no último domingo (24), os ADRs (American Depositary Receipt) da empresa, negociados na bolsa de Nova York (NYSE), operavam em queda de 11,59% a US$ 4,96 por volta das 11h51.
Na semana passada, as ações da Eletrobras acumularam queda de cerca de 11% diante das declarações do candidato à presidência do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de que a privatização da estatal não é uma prioridade.
Além disso, Ferreira será o novo presidente da BR Distribuidora (BRDT3). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pelo jornal “O Globo”.
Ferreira substituirá Rafael Grisolia, que comanda a empresa desde abril de 2019. Os acionistas da BR distribuidora tinham críticas à sua gestão na hoje privatizada BR.
De acordo com o comunicado da Eletrobras, o pedido de demissão do executivo ocorreu por “motivos pessoais”.
“Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado”, informou a Eletrobras.
A empresa ressaltou o agradecimento a Wilson “por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato”, que durou cerca de quatro anos e meio.
A estatal lembra que, sob a gestão dele, atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, além de colocar em operação obras atrasadas.
O executivo também simplificou a quantidade de participações acionárias, “com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico”. O aprimoramento do programa de compliance da companhia, assim como a padronização de estatutos sociais, também foram mencionados.
A empresa comunica que, em razão da renúncia do executivo, será realizada uma teleconferência às 15h (horário de Brasília) nesta segunda-feira (25), com a participação de Wilson.
Última cotação
A BR Distribuidora encerrou a última sexta-feira (22) com suas ações cotadas a R$ 20,90.