El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal. O presidente Nayib Bukele informou nesta quarta-feira (9) sobre o “passo histórico em direção à inclusão financeira e ao crescimento econômico do país”.
A legislatura do país, controlada por Bukele, aprovou o projeto sobre o bitcoin com 62 dos 84 votos nesta quarta-feira. “História!” o chefe de estado autoritário de 39 anos escreveu no Twitter.
The #BitcoinLaw has been approved by a supermajority in the Salvadoran Congress.
62 out of 84 votes!
History! #Btc🇸🇻
— Nayib Bukele 🇸🇻 (@nayibbukele) June 9, 2021
A mudança ocorre em um país em que 70% dos salvadorenhos não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais.
Segundo o governo do país, “para promover o crescimento econômico da nação, é necessário autorizar a circulação de uma moeda digital cujo valor corresponda exclusivamente a critérios de livre mercado, de forma a aumentar a riqueza nacional em benefício do maior número dos habitantes “.
A lei prevê que o bitcoin pode ser usado para compras ou pagamentos de impostos, e as trocas da criptomoeda não estarão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital.
Alguns países lançaram criptomoedas como uma forma de acabar com a dependência pelo dólar. A Venezuela, em 2018, revelou planos para uma moeda digital apoiada em petróleo, a petro, em uma tentativa de contornar as sanções dos EUA, contudo, o projeto não foi funcionou como o esperado.
Veja Também: Bitcoin: Brasil foi o 16° país onde os investidores mais lucraram em 2020
O governo de El Salvador garantirá sua conversibilidade em dólares no momento da transação, devido a um sistema de credibilidade criado dentro do banco de desenvolvimento do país, o Bandesal. A lei sobre o bitcoin entrará em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial.
Notícias Relacionadas