Fundos imobiliários: Índice de FIIs leva tombo de 3,7% na primeira semana de outubro pressionado por varejo
A primeira semana de outubro foi de perdas para os fundos imobiliários. Além do IFIX (índice da bolsa que mede o desempenho dos FIIs), que caiu 1,12% no período, todos os setores tiveram perdas no período, com destaque para o de varejo.
O setor de FIIs que investem em varejo, que no último mês acumulou 2,8% de alta, devolveu todos os ganhos (e mais um pouco) nos pregões entre 2 e 6 de outubro, anotando 3,71% de queda no período.
Os dados são do ITRIX, índice setorial de fundos imobiliários que tem como base o desempenho de mais de 100 fundos imobiliários do IFIX.
Confira na tabela abaixo o levantamento da semana:
Segundo a TRX Investimentos, empresa que calcula o ITRIX, apesar da semana difícil, os fundos imobiliários ainda sustentam bons resultados em 2023.
“FIIs ligados a shopping centers, por exemplo, acumulam 24,37% de alta no ano, enquanto o IFIX entregou 11,02% de rentabilidade no mesmo período. Como comparação, o resultado do setor é 300% superior ao Ibovespa (principal índice acionário da B3), que entre janeiro e a primeira semana de outubro registra alta de 6,71%”, diz o relatório.
Para o analista da Trix, Leonardo Garcia, as motivações para a pressão nos ativos de varejo vêm de dentro da cesta de ativos do índice, em que dois fundos estão com emissões aberta (RBVA11 e TRXF11), e o HGRU11 também já deu fortes indícios de que anunciará em breve uma grande emissão.
“Isso, por natureza, gera uma pressão vendedora. Além disso, no final de setembro, os fundos estavam negociando a patamares bem elevados (HGRU e TRXF estavam com ágio superior a 10% sobre o valor patrimonial, por exemplo) e muitos investidores aproveitaram para realizar lucro nas posições”, destacou Garcia.
O Trix é um aplicativo de investimentos em fundos imobiliários criado em 2022 pela TRX Investimentos, gestora com mais de 15 anos de experiência em operações imobiliárias e responsável pelo FII TRXF11.