Quem está barato? Lista de corretora aponta FIIs com maiores descontos em outubro de 2023
O IFIX – índice da B3 que mede a volatilidade dos fundos imobiliários (FIIs) – apresentou uma queda de 1,12% na primeira semana de outubro, refletindo uma tendência de maior volatilidade nos mercados de juros futuros, que causam impacto direto no mercado de FIIs.
Apesar da queda no início deste mês, o IFIX acumula ganhos de 11,02% em 2023 e de 6,26% no acumulado dos últimos 12 meses.
Segundo a corretora Órama, criadora do relatório “Quem tá Barato?”, as incertezas nos mercados globais, juntamente com desafios fiscais tanto no Brasil quanto no mundo, resultaram em uma abertura na curva de juros.
“Esse movimento sinaliza que o mercado está revendo suas projeções de taxas de juros a médio e longo prazo, uma dinâmica que afeta diretamente o mercado de FIIs, dada sua sensibilidade a esses movimentos. Ainda assim, o IFIX encerrou setembro com um retorno de +0,20%”, apontou.
Sabendo que diante de uma amostra de 480 FIIs listados na B3, e que o investidor não tem como acompanhar todas as oportunidades, a Órama ranqueou os FIIs com melhores scores em uma tabela com as métricas preço/Valor Patrimonial e Dividend Yield, apresentando aqueles com melhores retornos e preços mais descontados.
Lembrando que a escolha de um FII também deve levar em consideração a qualidade dos ativos do fundo, a experiência do time de gestão e as perspectivas para aquela carteira diante do contexto macroeconômico.
Veja a seguir os rankings com os FIIs mais descontados do mês, segundo a Órama.
Lajes Corporativas
Galpões Logísticos
Shoppings
Híbridos (Papel)
Fundos de Fundos
Como o ranking é feito?
Para chegar à nota de cada FII, a Órama multiplicou o Dividend Yield dos últimos 12 meses pelo inverso do P/VP. Utilizando o inverso da relação entre preço e valor patrimonial, de forma a beneficiar aqueles FIIs que possuem desconto em suas cotas (P/VP < 1), ou seja, estão mais baratos. As notas ao final são multiplicadas por 10, apenas para evitar o uso de números decimais pequenos e facilitar a comparação.
Trazendo um exemplo hipotético: imagine um FII com DY de 12 meses de 15% e que negocia com P/VP de 0,90. Nesse caso multiplicamos: 15% * (1 / 0,90) * 10 = 1,67.