O aplicativo Trix, da gestora TRX Investimentos, anunciou nesta terça-feira (10), o lançamento de uma carteira administrada em Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), com expectativa de distribuição de 1,08% ao mês em dividendos.
A carteira administrada investe em fundos de recebíveis, ou Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), com investimento mínimo de R$ 500.
Os CRAs são ligados a frigoríficos, usinas de cana-de-açúcar e até a maior produtor nacional de maçãs.
Entre os ativos no Trix Fiagro está o Kinea Crédito Agro Fiagro (KNCA11), fundo da Kinea com patrimônio de mais de R$ 800 milhões.
“O agronegócio é um dos principais motores de desenvolvimento do Brasil, responsável por 24% de toda a riqueza gerada no país. São empresas sólidas, lucrativas e resilientes a cenários de crise”, destaca Luiz Augusto do Amaral, sócio fundador do Trix.
Ainda segundo Amaral, mesmo que estejam há pouco tempo no mercado – foram lançados em março do ano de 2021 –, os Fiagros já caíram no gosto dos investidores.
- Frente do Agronegócio tenta “barrar” tributação do Fiagro. O que dizem os especialistas do setor?
- SNAG11: Fiagro da Suno paga dividendos nesta segunda-feira (25); Veja valores dos demais fundos Suno
- MP dos fundos dos Super Ricos afasta ‘fantasma’ de tributação sobre FIIs e Fiagros do investidor de varejo, diz Mauá Capital
O Fiagro tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, oferecendo diversas modalidades de investimentos em imóveis rurais, títulos de crédito e valores mobiliários, além de uma estrutura aprimorada para tornar o investimento mais atrativo.
Fiagro e fundos de investimentos
A estrutura do Fiagro é parecida com as de fundos de investimentos, embora tenha sido aprimorada para tornar mais apropriado ao setor agropecuário.
Com o ativo, existe a possibilidade de pagamento de imóveis rurais por meio de cotas do Fiagro, sendo que o ganho de capital auferido pelo vendedor fica diferido para o momento da venda da cota.
De maneira geral, os recursos arrecadados são geralmente usados para investir em imóveis rurais e em atividades produtivas relacionadas ao setor do agro.
Outra opção de investimento é por meio de direitos creditórios do agronegócio e títulos de securitização emitidos com base nesses direitos creditórios.
Uma das marcas do Fiagro é que os recursos são direcionados para o setor agropecuário e para sua cadeia produtiva. Funcionam de maneira similar aos fundos de investimento.