Edital da privatização dos Correios deve ser publicado em abril de 2022
O edital de privatização dos Correios deve ser publicado em abril de 2022, com a realização do leilão em seguida. Segundo o diretor de Concessões e Privatizações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fábio Abrahão, o objetivo é que o processo de desestatização seja feito logo e de forma rápida.
O projeto de lei da privatização dos Correios já foi aprovado na Câmara dos Deputados e será analisado pelo Senado Federal. O relator do projeto, o senador Márcio Bittar, deve apresentar nesta terça-feira (21) uma proposta para a tramitação da matéria na Casa.
No cronograma de Abrahão, para que o edital seja publicado em abril de 2022, o modelo de privatização precisa ser aprovado em janeiro do ano que vem pelo conselho interministerial.
Nesse mesmo mês, também seriam abertos os dados econômico-financeiros da estatal para os investidores em potencial. Após a aprovação do conselho, o edital vai para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) para então ser publicado em abril.
“A ideia é manter os dois serviços, tanto o postal quanto o de encomendas. O postal se mantém com a boa eficiências nas encomendas”, disse o diretor.
Segundo Abrahão, a atratividade dos Correios está na “capilaridade incomparável” em todo o País. No entanto, a estatal também tem passivos relevantes, como dívidas que somam R$ 8 bilhões.
Privatização dos Correios deve ser feita logo
Para Abrahão, a privatização dos Correios deve ser feita logo, “de forma rápida”. Segundo o executivo, com a mudança tecnológica que torna os serviços postais cada vez menos usado, e o avanço dos gigantes do comércio eletrônico na prestação de serviços de entrega, a estatal “vem perdendo participação de mercado em velocidade não desprezível”.
Quanto mais a estatal sofre concorrência, mais os gigantes do comércio eletrônico como Magazine Luiza (MGLU3) e Amazon (AMZO34) ganham “capilaridade” no território nacional, diminuindo aquela que é, para Abrahão, a principal vantagem competitiva dos Correios. “Daqui a cinco anos, certamente o valor dos Correios será menor.”
(Com informações do Estadão Conteúdo)