A Ecorodovias (ECOR3) divulgou nesta quinta-feira (13) os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021. A companhia reportou um lucro líquido de R$ 88,0 milhões no período, queda de 11,9% ante os mesmos meses de 2020.
De acordo com o documento divulgado pela Ecorodovias, esse resultado pode ser explicado, principalmente, pelo “aumento da depreciação (+R$28,5 milhões) em função da atualização da curva de tráfego para amortização dos ativos intangíveis, finalização dos contratos de concessão da Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas em novembro de 2021 e início da cobrança de pedágio pela Ecovias do Cerrado”.
A companhia reportou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) pró forma de R$ 575,4 milhões, alta de 8,5%. Já margem EBITDA pró-forma foi de 68,8% devido
ao início da cobrança de pedágio pela Ecovias do Cerrado, ao crescimento das operações do Ecoporto e
desempenho das holdings, informou a empresa.
Os custos operacionais e despesas administrativas totalizaram R$ 618,2 milhões no período, alta de 3,3%. Os custos caixa, desconsiderando o custo de construção, provisão para manutenção, depreciação e amortização, atingiram R$262,3 milhões, aumento de 9,6%.
Ao passo que o resultado financeiro apresentou aumento de R$51,0 milhões nos primeiros três meses do ano, o que representa uma alta de 26,4%.
Consórcio formado por EcoRodovias e GLP vence leilão da BR-153
O leilão para a concessão da rodovia BR-153/414/080, que liga Tocantins e Goiás, terminou na última semana de abril, após o consórcio Eco153, formado pela Ecorodovias e pela GLP vencer a disputa.
O consórcio em parceria com a GLP ofereceu valor de outorga para o trecho no valor de R$ 320 milhões, superior aos R$ 117 milhões oferecidos pela CCR (CCRO3), a outra proponente habilitada no certame.
A disputa pelo valor de outorga ocorreu após as duas companhias oferecerem o mesmo valor de pedágio para via simples, no valor de R$ 0,10218 por quilômetro (km) de concessão.
O leilão, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério da Infraestrutura, foi relativo ao trecho de 850,7 quilômetros do sistema rodoviário da BR-153/414/080/TO/GO, no trecho entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO).
O contrato visa exploração por 35 anos, prorrogáveis por mais cinco, com aportes previstos em R$ 14 bilhões, sendo R$ 7,8 bilhões em investimentos e R$ 6,2 bilhões em custos operacionais.
Última cotação da Ecorodovias
A ação da Ecorodovias (ECOR3) encerrou o pregão de hoje em alta de 1,60%, valendo R$ 12,09.