O conselho de administração da Ecorodovias (ECOR3) aprovou a destituição de Gianfranco Catrini do posto de diretor-presidente da empresa, segundo comunicado divulgado na última quinta-feira (03).
Eleito para o posto em dezembro de 2021, a Ecorodovias não detalhou o motivo da destituição de Gianfranco Catrini. Segundo documento, Marcello Guidotti deve ocupar o cargo de diretor-presidente interinamente.
O executivo, que é diretor executivo de finanças e de relações com investidores, irá acumular as funções e terá “mandato unificado até 29 de abril de 2023 ou até a eleição da nova diretoria”, indica a empresa.
O mercado viu a mudança no comando da Ecorodovias como negativa e as ações ECOR3 despencam na bolsa de valores nesta sexta-feira (04). Por volta das 14h20 (horário de Brasília), a Ecorodovias estava na lanterna do Ibovespa, caindo 6,38%, para R$ 7,19.
Nos últimos 12 meses, as ações da Ecorodovias acumulam 42% de perdas. Mas o BTG Pactual (BPAC11) vê espaço para uma virada.
O banco tem recomendação de compra para a Ecorodovias, com preço-alvo de R$ 17,00, correspondente a uma valorização superior a 121,35%, segundo relatório desta sexta.
Expectativa do BTG para resultados da Ecorodovias do 4T21
“Esperamos que o tráfego cresça 4%, representando um desempenho sólido em relação aos dados ABCR (que reportou tráfego anual estável no trimestre) e implicando uma recuperação constante ao longo do segundo semestre de 2021″, indica o relatório do banco.
Ainda assim, os analistas esperam que os resultados consolidados devem sofrer impacto da descontinuação da Ecocataratas e da Ecovia do Mar, em novembro, reduzindo as margens e o lucro líquido. As previsões são:
- Receita líquida (sem construção) de R$ 855 milhões, com alta de 3% ano a ano;
- Ebitda (sem provisões e manutenções) de R$ 493 milhões, com margem Ebitda de 58%;
- Lucro líquido “próximo ao ponto de equilíbrio”.
Além disso, outros pontos importantes para olhar no relatório da Ecorodovias, segundo o BTG, é o pipeline de leilões, volumes de tráfego e a integração da BR-153.