Nesta quinta-feira (15), a Ecorodovias (ECOR3), arrematou as rodovias do Lote Noroeste, por R$ 1,2 bilhão, em leilão promovido pelo governo de São Paulo e realizado na B3.
O valor inicial da outorga estava em R$ 7,6 milhões, com ágio de 16.151,20% sobre o pagamento da Ecorodovias. Do total de três propostas, a segunda maior veio da CCR (CCRO3), que ofereceu R$ 753,8 milhões de reais.
O Infraestrutura Brasil Holding XXI, controlado pelo Pátria, ofertou proposta de R$ 321 milhões. Em razão da diferença entre as propostas, não houve viva-voz. O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, tinha antecipado que o certame deveria ser disputado por nomes nacionais.
O pacote do leilão de rodovias abrange 600 quilômetros de vias com cinco rodovias paulistas, que atravessam municípios como São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.
Os investimentos estimados são da ordem de R$ 10 bilhões e mais 3,9 bilhões de reais em operação, segundo informações do governo estadual de São Paulo. A vencedora será responsável pela ampliação, operação, conservação, manutenção e realização dos investimentos necessários pelo prazo de 30 anos. A fiscalização e o gerenciamento dos recursos serão feitos pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O critério do leilão foi o de maior valor de outorga fixa, com mínimo de R$ 7,6 milhões. Há também a previsão de outorga variável, de 8,5% da receita bruta da concessionária vencedora.
Os investimentos serão utilizados para duplicar 122 km de estradas, além de implantar a terceira faixa, acostamentos, ciclovias e vias marginais.
O Lote Noroeste é parte da 5ª etapa do Programa de Concessões do Estado de São Paulo.
“Após assumirmos essa concessão, praticamente metade da malha do nosso portfólio de ativos rodoviários passará a ser resultado dos três leilões que vencemos desde o ano passado. Se olharmos para os últimos cinco anos, arrematamos um total de seis novas concessões que, juntas, passarão a representar 65% das rodovias que operamos no país. Atuamos com disciplina de capital, foco no crescimento sustentável e know how de mais de 20 anos em grandes obras e operações complexas de rodovias”, comemora Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias.
Apesar de vencer o leilão, a Ecorodovias viu suas ações desabarem 11,97% nesta quinta (15), cotadas a R$ 5,37. O papel da Ecorodovias entrou em leilão na B3 por três vezes, depois do resultado do leilão.
Ecorodovias fecha contrato para exploração da concessão de rodovia
A Ecorodovias assinou em 19 de agosto um novo contrato de concessão entre a sua controlada indireta EcoRioMinas e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O contrato prevê a exploração por 30 anos da BR-116/465/493/RJ/MG, incluindo o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e o trecho da Serra de Teresópolis, o que totaliza 726,9 km de extensão.
Conforme apontado no contrato, as obras de ampliações também incluem 303 quilômetros de duplicações, assim como 255 quilômetros de faixas adicionais. O documento também prevê a construção de três rampas de escape na Serra de Teresópolis, e a implantação de 85 quilômetros de vias marginais, 57 passagens de fauna, 75 passarelas e 462 pontos de ônibus.
A estimativa é que o início dos atendimentos operacionais da EcoRioMinas aconteça em setembro de 2022, mas as principais obras de ampliação da rodovia só devem ser concluídas entre o 4º e 8º ano de concessão.
(Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil)