A Ecorodovias (ECOR3) registrou um prejuízo líquido de R$408,6 milhões no terceiro trimestre deste ano. Trata-se de uma reversão do lucro de R$ 91,70 milhões registrado no ano passado.
Os custos operacionais e administrativos do grupo subiram 39,3% para R$ 670,4 milhões. De acordo com o fato relevante da Ecorodovias, esse aumento é devido as operações da Eco135, Eco050 e das concessões da Ecoponte, Eco101 e das Ecovias imigrantes.
A receita ficou em R$ 976,5 milhões, alta de 26,19% na comparação do mesmo período.
O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 9,8 milhões negativo. Em comparação na base anual, o terceiro trimestre de 2018 registrou R$ 413,5 milhões.
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A Ecorodovias ressaltou que os resultados foram afetados pelos acordos de leniência e com ex-executivos que se tornaram colaboradores. Dessa forma, em termos recorrentes, a companhia registrou lucro de R$ 58,2 milhões, no entanto, permanece uma queda de 36,5%.
Ao longo dos nove meses, a companhia registrou lucro de R$ 199,5 milhões. Em setembro, o caixa disponível totalizou R$ 2,9 milhões.
“A isenção da cobrança de pedágio para eixos suspensos reduziu a receita de pedágio em R$ 173,8 milhões entre maio de 2018 e setembro de 2019. No 3T19, a redução totalizou R$ 34 milhões e nos 9M19, R$ 96,9 milhões”, informou o fato relevante.
Ecorodovias vence 1° leilão de rodovias do governo Bolsonaro
No final de setembro, a Ecorodovias saiu vencedora do primeiro leilão de concessão de rodovias do governo de Jair Bolsonaro (PSL). A empresa privada será responsável por gerir o trecho de 437 quilômetros da BR-364-365.
O trecho adquirido liga as cidades de Uberlândia, localizada em Minas Gerais, e Jataí, em Goiás. As estradas conectam-se com as rodovias BR-050 e BR-153, que são importantes no setor da produção agroindustrial do sudeste goiano e do Triângulo Mineiro.
A concessão é válida por 30 anos e tem previsão de R$ 2,06 bilhões em investimentos durante o período. Os custos operacionais, que são responsabilidade da concessionária, deverão chegar a R$ 2,53 bilhões. O trajeto que passa por 11 municípios terá sete pontos de pedágio da Ecorodovias.