E-commerce: Brasil lidera ranking mundial de crescimento; veja as previsões até 2025
O Brasil lidera o ranking mundial de crescimento do e-commerce, com alta de 22,2%. Segundo dados da CupomValido, o segmento online cresceu na maioria dos países durante a pandemia de covid-19, mas o Brasil liderou e tem expectativas de crescer mais 20,73% entre 2022 e 2025.
O número chama a atenção quando comparado ao resultado dos outros países. A expectativa média de crescimento de todos os países é de 11,35%, e o Brasil deve ter um avanço duas vezes maior que este número. O crescimento das vendas online no Brasil está acima do esperado para o Japão (14,7%), Estados Unidos 14,55% e França (11,68%).
O crescimento do e-commerce no Brasil
De acordo com a pesquisa, dois fatores foram cruciais para que acontecesse o aumento das vendas online. O primeiro foi a pandemia, que mudou o modo de consumir. As lojas físicas estavam fechadas e foi neste momento que muitos brasileiros fizeram sua primeira compra online.
A modalidade online acarreta benefícios, como a facilidade na hora de realizar a compra, métodos de pagamento práticos, como o Pix e entregas rápidas. Algumas empresas chegam a entregar o produto no mesmo dia da compra, como é o caso do Magazine Luiza (MGLU3) em São Paulo e mais 10 cidades, e do Mercado Livre (MELI34) em São Paulo, Santa Catarina e Bahia.
Ainda que lidere o ranking de crescimento do e-commerce, no Brasil apenas 49% da população já realizou uma compra online. Em países desenvolvidos, como o Reino Unido e Estados Unidos, o índice é de 84% e 77%, respectivamente.
Esses dados revelam o potencial brasileiro, uma vez que a população local ainda está começando a consumir dessa maneira, enquanto há países que já tem quase a população completa realizando compras virtuais.
Entre os países com maior índice de pessoas que já realizaram pelo menos uma compra em e-commerce, o Brasil e a Índia (49%) são os únicos em desenvolvimento. Do primeiro ao oitavo lugar estão Reino Unido (84%), Estados Unidos (77%), Japão (77%), Alemanha (74%), Canadá (69%), China (64%), Espanha (60%) e Itália (55%).