Dow Jones supera 30 mil pontos com autorização de Trump para transição de Biden
As ações globais estão reagindo positivamente ao anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou na última segunda-feira (23) que seu governo cooperaria com a equipe de transição do democrata Joe Biden. Diante disso, o Índice Dow Jones marcava um alta de 1,65% por volta das 12h, superando os 30 mil pontos pela primeira vez na história.
Em meio à declaração feita pelo presidente norte-americano, o índice Dow Jones registrava 30.083,44 pontos, enquanto o benchmark de Wall Street, S&P 500, estava em uma alta de 1,51% a 3.631,70 pontos por volta das 12h desta terça-feira (24). Já o Nasdaq subia 0,98% a 11.997,57 pontos no mesmo horário.
Na Europa, o FTSE 100, de Londres, subia 1,55% a 6.432,17 pontos, ao passo que o Dax 30, de Frankfurt, marcava uma alta de 1,26% a 13.292,44 pontos.
O mercado reagiu de forma positiva ao anúncio de Trump que recomendou que a Administração de Serviços Gerais, que fornece recursos de transição para as próximas administrações presidenciais, “faça o que for necessário com relação aos protocolos iniciais”.
A medida tomada após 20 dias da eleição, que ocorreu em 3 de novembro, marcou a primeira pausa em um esforço da Casa Branca para derrubar os resultados.
Além disso, a notícia de que Biden está prestes a escolher Janet Yellen, a ex-chefe do Federal Reserve (Fed), como sua secretária do Tesouro também impulsionou as negociações do início desta semana. Analistas do Deutsche Bank disseram que Yellen provavelmente “tentará alinhar as políticas fiscal e monetária” e reverterá rapidamente a recente recusa do Tesouro em estender as linhas de crédito de emergência.
Veja Também: EUA: Biden deve nomear Janet Yellen, ex-presidente do Fed, para Secretária do Tesouro
Se a nomeação for confirmada pelo Senado dos EUA, Yellen, que foi a primeira mulher a liderar o Fed, se tornaria a primeira pessoa a ter chefiado o Tesouro, o banco central e o Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca.
De maneira distinta ao Dow Jones, o índice CSI 300 de ações listadas em Xangai e Shenzhen fechou em queda de 0,6%. Já o Topix, do Japão, atingiu seu nível mais alto em dois anos, subindo 2%.