Dotz (DOTZ3) volta a ambicionar IPO, mas só para ‘tubarões’ desta vez
Depois de suspender a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) devido à conjuntura adversa dos mercados, a Dotz (DOTZ3) aprovou em assembleia geral extraordinária (AGE) a realização de uma nova operação, mas com esforços restritos.
A oferta restrita — destinada apenas a investidores profissionais — será totalmente primária e consistirá na distribuição de, inicialmente, 29.600.000 ações. A Dotz ainda poderá optar, em acordo com os coordenadores, pelo acréscimo de até 35%, ou 10.360.000 papéis.
A companhia também poderá distribuir o lote suplementar em percentual equivalente a até 7,5% do total das ações da oferta base, ou seja, em até 2.220.000 ativos.
A operação será realizada em mercado de balcão não organizado, sob a coordenação do BTG Pactual (BPAC11), do Itaú BBA, do UBS BB e do Credit Suisse.
Âncoras de peso
Assim como nos planos passados, a Dotz terá o fundo do SoftBank como investidor âncora. Outros nomes são a gestora Velt e os fundos de investimentos Fourth Sail e San Siro. Os quatro devem colocar, no mínimo, R$ 293 milhões ou, no máximo, R$ 278 milhões no bolso da empresa.
No contexto da oferta restrita, a companhia estima que o preço de subscrição ou compra por papel estará situado entre R$13,20 e R$16,20. Com base no preço médio da faixa indicativa de R$ 14,70, o montante total do IPO seria de R$ 435,1 milhões, sem considerar as ações adicionais e suplementares.
Sumário da Dotz
A Dotz é uma empresa de programas de fidelidade brasileira e a criadora da “moeda digital” homônima, com três frentes de negócios, oferecidas por meio de uma plataforma proprietária:
- fidelização, no modelo de coalizão (Loyalty);
- comércio eletrônico (e-commerce), operacionalizado em uma plataforma de oferta de produtos e serviços de diversos parceiros (Marketplace);
- disponibilização de soluções de tecnologia a instituições financeiras parceiras, as quais oferecem diferentes meios de pagamento e opções de crédito aos usuários da plataforma Dotz (TechFin).
No final de 2020, possuía mais de 9 milhões de clientes ativos em sua plataforma de pontos e 1,9 milhão em sua marketplace.
A Dotz viu a receita líquida cair 12,7% no ano passado em comparação com 2019, para R$ 111 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) da empresa no ano passado foi negativo em R$ 7,34 milhões.