Após postergar sua abertura de capital, a Dotz (DOTZ3) estreou em forte alta na B3 nesta segunda-feira (31). Em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da companhia abriram com um avanço de 9,17%, negociados a R$ 14,41 por volta das 10h35.
No fim da última semana, a Dotz precificou suas ações a R$ 13,20, piso da faixa indicativa que ia até R$ 16,60, apresentada no prospecto preliminar arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A operação movimentou cerca de R$ 390,7 milhões.
A oferta foi totalmente primária e consistiu na distribuição de 29,60 milhões de ações. Após cancelar sua oferta no início do mês, a empresa viu uma janela de oportunidade para levantar os recursos com uma proposta menor.
Antes, a intenção era captar de R$ 600 milhões a R$ 700 milhões no mercado. Além disso, a operação foi emplacada por meio da Instrução 476 da CVM, sendo restrita apenas a investidores profissionais. Cerca de 55% da demanda foi local.
Grandes players ancoraram a oferta da empresa de fidelidade, como Ant Financial e SoftBank. Os recursos líquidos do IPO da Dotz serão utilizados da seguinte forma:
- Investimentos na plataforma tecnológica e digital;
- Expansão da participação da companhia nos negócios de fidelização, marketplace e techfin;
- Potenciais aquisições estratégicas;
- Pagamentos relacionados à operação de mezanino existente.
A companhia será listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3. A operação foi coordenada por BTG Pactual, Itaú BBA, Credit Suisse e UBS BB. A empresa chega à Bolsa valendo R$ 1,75 bilhão.
Histórico da Dotz
A Dotz é uma empresa de programas de fidelidade brasileira e a criadora da “moeda digital” homônima, com três frentes de negócios, oferecidas por meio de uma plataforma proprietária:
- Fidelização, no modelo de coalizão (Loyalty);
- Disponibilização de soluções de tecnologia a instituições financeiras parceiras, as quais oferecem diferentes meios de pagamento e opções de crédito aos usuários da plataforma Dotz (TechFin);
- Comércio eletrônico (e-commerce), operacionalizado em uma plataforma de oferta de produtos e serviços de diversos parceiros (marketplace).
No fim do ano passado, a empresa possuía mais de 9 milhões de clientes ativos em sua plataforma de pontos e 1,9 milhão em sua marketplace.
A Dotz registrou um prejuízo líquido de R$ 22,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, diminuindo as perdas em relação ao mesmo período de 2020. A receita líquida permaneceu estável na mesma base comparativa, em R$ 25,4 milhões.
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