A Dotz (DOTZ3) definiu a faixa indicativa de preço da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) entre R$ 16,20 e R$ 21,40. Ao preço médio de R$ 18,80, a abertura de capital da companhia de programa de fidelidade pode movimentar R$ 814,980 milhões.
O dado, contudo, é meramente indicativo. A precificação de fato está prevista para ocorrer no próximo mês, em 11 de maio. Se tudo correr bem, a Dotz será listada no segmento de alta governança da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) dois dias depois, em 13 de maio.
Para isso, a companhia busca realizar uma oferta de distribuição primária de inicialmente 38.000.000 novas ações; e secundária, de inicialmente 5.350.000 papéis. Em caso de excesso de demanda, a empresa ainda poderá colocar à venda os lotes adicional, com 8.670.000 ativos; e suplementar, de 6.502.500 ações.
A Dotz disse pretender destinar os recursos líquidos da oferta primária para:
- investimentos na plataforma tecnológica e digital Dotz;
- ampliação da participação da companhia nos negócios de fidelização, marketplace e techfin;
- potenciais aquisições estratégicas;
- pagamentos relacionados à operação de mezanino existente.
Já o capital proveniente da operação secundária irá para os bolsos da gestora Paraty Capital, o qual ficará com uma posição de 59,19% na empresa pós-IPO.
A oferta inicial de ações da Dotz será coordenada por BTG Pactual (BPAC11), Itaú BBA, UBS BB e Credit Suisse.
Perfil e sumário da Dotz
A Dotz é uma empresa de programas de fidelidade brasileira e a criadora da “moeda digital” homônima. A empresa atua como a “economia compartilhada” de pontos, promoções, fidelização, pagamentos e dados.
Hoje, a companhia possui três frentes de negócios, oferecidas por meio de uma plataforma proprietária:
- fidelização, no modelo de coalizão (Loyalty);
- comércio eletrônico (e-commerce), operacionalizado em uma plataforma de oferta de produtos e serviços de diversos parceiros (Marketplace);
- disponibilização de soluções de tecnologia a instituições financeiras parceiras, as quais oferecem diferentes meios de pagamento e opções de crédito aos usuários da plataforma Dotz (TechFin).
No final de 2020, possuía mais de 9 milhões de clientes ativos em sua plataforma de pontos e 1,9 milhão em sua marketplace.
Apesar do avanço do e-commerce impulsionado pela pandemia, a Dotz viu sua receita líquida cair 12,7% no ano passado em comparação com 2019, para R$ 111 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) da empresa no ano passado foi negativo em R$ 7,34 milhões.