O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta quarta-feira (9) decreto acabando com a obrigatoriedade do uso de máscara em lugares abertos no estado de São Paulo, a partir de hoje. Ele justificou a medida citando dados de redução de casos de covid, óbitos e internações. Em lugares fechados, a exigência da peça de proteção foi mantida.
Durante o anúncio, no Palácio dos Bandeirantes, o gestor estadual retirou a máscara e disse que era a primeira vez que fazia uma entrevista coletiva sem a peça de proteção em dois anos e dois meses. “Como é bom sorrir sem máscara”, disse.
O governador disse que 74% dos adultos estão com a vacinação completa no estado, que teve uma queda de 77% nas internações e 55% nos óbitos. A taxa de ocupação das UTIs está em 37,6% no estado.
Ontem, o comitê científico que assessora o governo na gestão da pandemia se reuniu para discutir o tema, recomendando a medida ao governo.
Em outros estados do país, medida semelhante está sendo discutida ou tomada. A cidade do Rio de Janeiro foi além, extinguindo a exigência de máscara também em espaços fechados.
Com o decreto, o festival de música Lollapalooza Brasil, marcado para os próximos dias 25, 26 e 27, no Autódromo de Interlagos, não será obrigado a exigir máscara dos participantes, confirmando a expectativa das últimas semanas.