Donald Trump anuncia saída dos EUA de tratado contra armas ilegais
Na última sexta-feira (26), em reunião da Associação Nacional do Rifle (NRA), o presidente americano Donald Trump prometeu retirar o acordo de comércio de armas ilegais.
O Tratado sobre Comércio de Armas (TCA) foi assinado em 2013 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Entretanto, esse acordo nunca foi aprovado pelo Congresso. Além dos EUA, outros países como o Brasil assinaram o acordo, mas não o ratificaram.
“Estamos retirando nossa assinatura. Vou assinar uma mensagem pedindo ao Senado para descontinuar o processo de ratificação do tratado,” afirma, Donald Trump.
O tratado
Esse contrato estabelece algumas normas como as transferências internacionais de armas convencionais.
Além disso, é necessário que os próprios países revisem o cumprimento de armas exportadas. De acordo com o TCA é proibido exportação de armamento quando há:
- conhecimento que a finalidade será de uso contra civis;
- uso feito em crimes de guerras;
- risco de apropriação pelo crime organizado.
De acordo com o jornal ” The New York Times” um dos fatores decisivos ao presidente foi o descumprimento do tratado por grandes exportadores. São exemplo a China e a Rússia, exportadoras de armas convencionais.
Saiba Mais: EUA vencem China na OMC em disputa contra cotas de importações
“Jamais deixaremos que burocratas estrangeiros pisem nas liberdades garantidas pela segunda emenda [da Constituição]” afirmou Trump. Ainda no encontro, o presidente afirmou que logo menos as Nações Unidas receberão uma notificação oficial da saída do acordo.
Em resposta, o porta-voz da ONU, Stéphane Durajic, disse “o TCA é o único instrumento em escala mundial que busca melhorar a transparência e a responsabilidade no comércio internacional de armas”.
Ao todo, a NRA gastou US$ 30,3 milhões com a campanha de Trump. Os EUA se junta agora a outros países que também se retiraram como a Coréia do Norte e Irã.
Outros acordos
Esse é mais um dos acordos que o presidente americano abandona. No dia primeiro de junho de 2017, Donald Trump anunciou a saída do país do Acordo de Clima de Paris. Esse tratado tem como objetivo discutir as questões climáticas do planeta.
Além desse, Trump também abandonou o acordo nuclear com o Irã, assinado em 20015. Retirou o EUA do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, assinado entre o então país e a União Soviética em 1987. E saiu do acordo do Parceria Transpacífica.
Os críticos acreditam que o intuito do presidente Donald Trump é se distanciar cada vez mais de iniciativas diplomáticas multilaterais.