Dólar tem alta com mercado atento à inflação dos EUA e PEC dos Precatórios
O dólar permanece em alta na tarde desta terça-feira (14) com o mercado acompanhando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios e os dado de inflação dos Estados Unidos.
Por volta das 14h30, a moeda hoje tinha alta de 0,36%, sendo negociado a R$ 5,32. O Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos (CPI) de agosto veio abaixo da mediana das estimativas dos investidores e levou a uma valorização do dólar ante outras moedas pelo mundo, incluindo o real.
A inflação ao consumidor nos Estados Unidos voltou a perder força em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Departamento do Trabalho do país. O indicador ficou em 0,3% no mês passado, ante 0,5% em julho. No acumulado em 12 meses até agosto, no entanto, ficou em 5,3%, próximo aos 5,4% de de julho.
A alta no mês passado foi puxada pelos preços da gasolina, moradia e alimentos. O índice referente aos gastos com energia subiu 2% no mês passado, graças principalmente à alta de 2,8% na gasolina. Já os alimentos tiveram alta de 0,4%.
Já no cenário interno, o investidor acompanha o parecer de constitucionalidade da PEC que trata do parcelamento de Precatórios (PEC 23/2021) que foi apresentado hoje pelo deputado federal Darci de Mato (PSD-SC).
Uma vez aprovada na CCJC, a PEC em tese ainda precisaria tramitar em comissão especial da Câmara dos Deputados, onde será discutido o mérito da matéria, antes de ser levada ao plenário.
A PEC foi encaminhada há um mês pela equipe econômica ao Congresso Nacional e passou a ser uma das prioridades em termos de agenda legislativa do ministro Paulo Guedes (Economia). O texto é visto como fundamental para liberar recursos orçamentários no ano que vem e viabilizar a execução de políticas públicas, como o Auxílio Brasil.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira (13), o dólar encerrou o pregão queda de 0,83%, negociado a R$ 5,22.