O dólar opera em queda com os investidores atento a fala do presidente do Banco Central (BC) norte-americano, autonomia do BC do Brasil e o volume de serviços prestados no País.
Por volta das 10h20, nesta quinta-feira (11), o dólar operava em queda de 0,94% , negociado a R$ 5,3370, com os investidores acompanhando os principais assuntos que movimentam o mercado.
O mercado acompanha a fala do presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve; Fed), Jerome Powell, que sinalizou que a política monetária deve seguir “pacientemente acomodatícia” por algum tempo.
Segundo Powell, o Fed continuará apoiando a economia dos EUA por meio de baixas taxas de juros e por “uma postura política monetária pacientemente acomodatícia”. Para o presidente essa decisão será um fator importante no retorno da economia a um estado saudável em que todos os trabalhadores possam encontrar empregos.
“Trabalhadores e famílias que lutam para encontrar seu lugar na economia pós-pandemia provavelmente precisarão de apoio contínuo. O mesmo é verdade para muitas pequenas empresas que provavelmente prosperão novamente quando a pandemia passar”, disse Powell
Portanto, é provável que o Fed se absterá de aumentar as taxas de juros ou de reduzir o ritmo de compra de títulos no futuro próximo.
Autonomia do BC
Já entre os assuntos no radar dos investidores brasileiros está a aprovação pela Câmara dos Deputados do texto principal sobre a autonomia do Banco Central (BC).
A autonomia do BC foi aprovada com 339 votos a favor e 114 contrários. O Projeto de Lei 19/2019 já havia passado pelo Senado em novembro do ano passado. Agora a lei segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.
A reforma é defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como forma de controlar a inflação.
Segundo Guedes, “A autonomia do Banco Central é um projeto antigo, um sonho de mais de 40 anos. É um projeto decisivo para garantir estabilidade monetária do país, para garantir o poder de compra da moeda, dos salários, das aposentadorias e até das execuções orçamentárias”.
Setor de serviços
Outro destaque dentre os assuntos que movimentam o mercado está o índice que mede o volume de serviços prestados no Brasil que despencou 7,8% em 2020, na comparação com ano anterior. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da queda mais intensa da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
Em dezembro, o setor recuou 0,2% frente a novembro, interrompendo uma sequência de 6 meses consecutivos de alta. Na comparação com dezembro de 2019, a queda foi de 3,3%, a 10ª taxa negativa seguida nessa base de análise.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quarta-feira (11), o dólar encerrou em queda de 0,219%, negociado a R$ 5,37.
Notícias Relacionadas