O dólar cai nesta quinta-feira (15) com os investidores focados no desdobramento do Orçamento 2021 e a eleição presidencial em 2022.
Por volta das 10h40, o dólar tinha queda de 0,71%, negociado a R$ 5,61. O impasse do Orçamento 2021 ameaça o presidente Jair Bolsonaro perder base de apoio no Congresso ou perder seu ministro da Economia, Paulo Guedes, conforme noticiou o jornal Estado de S.Paulo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, alertou o presidente que o governo irá perde a base de apoio caso vete o projeto e não conseguirá mais aprovar nenhuma matéria no Congresso, incluído as reformas administrativa e tributária.
Por sua vez, o ministro Guedes voltou a defender o veto com argumento de que o Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade, podendo no futuro desembocar um processo de impeachment. A discussão aconteceu na terça-feira no Planalto, segundo fontes do jornal, a reunião foi tensa e acentuou a divergência entre a área econômica e a política. As fontes afirmaram que Bolsonaro vê ameaça de impeachment por toda a parte.
Além disso, o PoderData publicou uma pesquisa que se o segundo turno das eleições presidenciais fossem agora, Bolsonaro perderia para o ex-presidente Lula e/ou para o apresentador de TV Luciano Huck. “A pesquisa do PoderData, mostra a insatisfação da população com o atual presidente”, disse a economista do banco Ourinvest, Fernanda Consorte.
Lucro de grandes bancos nos EUA
No exterior, chama a atenção dos investidores as instituições financeiras que reportaram lucros recordes, impulsionadas por reversão das provisões realizadas no ano passado, face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O pontapé inicial da temporada de resultados do período entre janeiro e março deste ano foi dado por JP Morgan e Goldman Sachs na última quarta-feira (14), reforçando a tese de forte recuperação econômica dos Estados Unidos neste ano. Hoje, o mercado digere os resultados de Bank of America, UnitedHealth Group e outras grandes empresas.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quarta-feira, o dólar encerrou o pregão em queda de 0,82%, negociado a R$ 5,67.