Dólar abre a semana em queda atento ao Brexit e previsões do Boletim Focus

O dólar abriu a semana, nesta segunda-feira (28), em queda. Decisão sobre o Brexit, Boletim Focus e eleição presidencial na Argentina estão no radar.

Por volta das 9h30, o dólar registrava queda de 0,337% sendo negociado a R$ 3,9954. O mercado está atento à decisão do Conselho Europeu sobre o adiamento da saída do Reino Unido.

Além disso, os economistas ouvidos pelo Banco Central aumentaram, pela segunda semana seguida, a expectativa sobre o PIB do Brasil.

Brexit

O Conselho da União Europeia aprovou o adiamento do Brexit. Os 27 líderes da UE concordaram em estender para 31 de janeiro, de forma flexível, a permanência do Reino Unido junto ao bloco europeu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/BANNER-NOTICIA-DESK-1-1.png

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, escreveu em sua conta pessoal no Twitter que os 27 representantes aceitaram a solicitação em mais um capítulo do Brexit. A decisão vem a público algumas horas antes da votação do Parlamento britânico sobre as eleições antecipadas.

Segundo Tusk, a condição flexível diz respeito à possibilidade de saída do Reino Unido da UE antes do prazo, desde que algum acordo seja estabelecido.

O acordo diminui a possibilidade de um Brexit sem acordo que, à princípio, seria concluído na próxima quinta-feira (31).

Boletim Focus

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC), no Boletim Focus, aumentaram pela segunda semana consecutiva a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), chegando a 0,91% na divulgação desta segunda-feira (28).

No começo do ano, os analistas indicavam um crescimento de 2,6% do PIB brasileiro em 2019. A previsão de crescimento da economia brasileira para 2020 foi mantida em 2,00% pela sexta semana consecutiva.

Para 2021 e 2022 as previsões do Produto Interno Bruto permaneceram em 2,50%.

Veja também: IPO do BMG e da C&A acontece nesta segunda; saiba mais

Além disso, os especialistas ouvidos pelo BC no Boletim Focus, depois de 11 semanas seguidas de cortes, agora aguardam uma inflação maior. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,26% para 3,29%.

Eleições argentinas

O candidato da chapa da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, Alberto Fernandez, foi eleito presidente do país vizinho no último domingo (27). Com esse resultado, a esquerda voltará ao poder na Argentina, sem precisar de uma votação em segundo turno.

O candidato à reeleição e atual presidente, Mauricio Macri, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, saiu derrotado com 40,57% dos votos, após 93,55% das urnas apuradas.

Confira: Bolsonaro convida a China para participar do leilão de cessão onerosa

Vale destacar que é a primeira vez que Fernández concorre a um cargo eleitoral. Impulsionado pela sua vice Cristina Kirchner, o presidente eleito foi uma surpresa na campanha eleitoral da Argentina.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira, o dólar encerrou em queda de 0,87%, sendo cotada em R$ 4,0094.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno