O dólar inicia esta sexta-feira (7) em alta com aumento de mortes pelo coronavírus, revolta na China pela morte do médico que alertou sobre o vírus, relatório de empregos dos EUA e IPCA no radar.
Por volta das 9h40, o dólar variava positivamente a 0,212% sendo negociado a R$ 4,293. O mercado está atento ao desdobramento do coronavírus e seus efeitos na economia mundial.
Coronavírus
O número de mortes confirmadas na China pelo coronavírus subiu nesta sexta-feira (7) para 637. Ao todo, são 31.211 casos confirmados e ao menos 1.540 pessoas recuperadas. A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa.
Saiba Mais: Coronavírus: número de mortes na China sobe para 637
No Brasil, há 14 casos suspeitos mas nenhum confirmado. No mundo foram confirmados 240 casos de coronavírus em cerca de 30 países.
A China enfrenta uma onda de revolta da população após o falecimento do médico Li Wenligan, que foi convocado pelo governo chinês por ter feito alerta sobre o novo coronavírus no país. O oftalmologista contraiu a doença enquanto tratava o vírus em um paciente.
IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,21% em janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta- pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Saiba Mais: IPCA de janeiro fica em 0,21% com queda do preço da carne
Essa foi a menor taxa do IPCA para o primeiro mês do ano desde o início do Plano Real, em julho de 1994. Em dezembro a inflação oficial do País tinha registrado uma alta de 1,15%. No acumulado de 2019 o aumento dos preços tinha sido de 4,31%, acima da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 4,25%.
Payroll
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, publica nesta sexta-feira, às 10h30, o relatório de empregos (payroll) de janeiro.
No último relatório, os EUA geraram 145 mil postos de trabalho no mês de dezembro, a taxa de desemprego ficou em 3,5%. Esse resultado ficou abaixo do esperado, segundo os analistas, que estimavam a criação de 158 mil vagas no último mês do ano de 2019.
Trump e Jinping
O presidente da China, Xi Jinping, assegurou o mandatário norte-americano, Donald Trump, que o país asiático está fazendo o possível para conter o vírus.
Em ligação, Jinping disse que está atingindo “gradualmente” resultados nos esforços contra o coronavírus e que derrotaria a epidemia. Pelo Twitter, Trump escreveu que a China está demonstrando “grande disciplina” no combate à epidemia.
“Grande disciplina está tomando conta da China, na medida em que o presidente Xi lidera com o pulso firme no que se tornará uma operação de sucesso. Estamos trabalhando junto à China para ajudar”, afirmou Trump.
“Nada é tão fácil, mas ele (Jinping) será bem sucedido, especialmente quando o clima ficar mais quente e o vírus potencialmente se tornar mais fraco para, então, sumir”, concluiu no tweet.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quinta-feira, o dólar encerrou em alta de 1,1%, cotado em R$ 4,28.
Notícias Relacionadas