Ícone do site Suno Notícias

Dólar opera em leve alta com expectativas sobre o CPI dos Estados Unidos

Cotação do dólar - Foto: iStock

Cotação do dólar - Foto: iStock

Na manhã desta terça-feira (12), o dólar apresenta uma leve alta seguindo a valorização da moeda ante divisas estrangeiras. O clima nos mercado é de expectativa sobre o índice de preços ao consumidor (CPI) de agosto, que será divulgado na próxima quarta-feira (13).

“O driver da semana será o CPI nos EUA. Isso vai balizar a expectativa do mercado sobre a próxima decisão de juros do Federal Reserve, que será determinante para ditar fluxo por aqui”, afirma Fernando Bergallo, sócio da FB Capital.

Além deste indicador, a agenda econômica do dia está esvaziada no plano internacional e também, no Brasil.

No cenário doméstico, o maior destaque do dia é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que surpreendeu ao se situar no piso das estimativas, registrando uma variação de 0,23%.  O maior impacto no índice (+0,17 p.p) e a maior variação (+1,11%) vieram do grupo Habitação. Em 12 meses, a inflação acumulada no país é de 4,61%, também abaixo das expectativas do mercado, que era de +4,67%. Levando em consideração apenas os meses de 2023, a alta é de 3,23%.

Embora esse dado tenha contribuído para uma queda nos juros futuros, a percepção no mercado de câmbio é que ele não altera as estimativas de um corte de 0,50 ponto percentual nas taxas de juros básicos (Selic) do país.

Cotação do dólar hoje

Às 10h14, o dólar hoje à vista era cotado a R$ 4,9598, atingindo a máxima do dia e apresentando um aumento de 0,58%.

o mesmo horário, a cotação do dólar futuro para liquidação em outubro estava avaliado em R$ 4,9725, registrando um ganho de 0,53%. O Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar em relação a uma cesta de seis moedas fortes, apresentava um aumento de 0,30%, alcançando 104,88 pontos.

O mercado cambial para o dólar e outras moedas continua atento aos eventos e às expectativas relacionadas aos índices econômicos, enquanto aguarda as próximas movimentações nas políticas de juros tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Com informações de Estadão Conteúdo.

Sair da versão mobile