O dólar inicia a semana em alta com o avanço do novo coronavírus (covid-19) no hemisfério norte e o pacote de estímulos dos Estados Unidos no radar.
Por volta das 9h39, o dólar registrava alta de 0,54%, sendo negociado a R$ 5,6485. O mercado acompanha as medidas restritivas dos países europeus para conter o avanço do vírus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no último domingo (25) que registrou um novo recorde mundial de casos de covid-19 pelo terceiro dia consecutivo no sábado (24). Segundo a OMS, foram 465.319 casos confirmados no sábado, contra os 449.720 de sexta e 437.247 na quinta-feira.
Países do continente europeu estão com iniciativas para conter a disseminação do novo vírus. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou ontem novas restrições. Cinemas, teatros, academias e piscinas deverão ser fechadas, enquanto que bares e restaurantes terão que deixar de servir às 18h.
Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou um segundo estado de emergência que valerá pelos próximos seis meses. Entre as medidas estabelecidas por Sánchez estão o confinamento noturno em todo o país, entre 23h e 6h. Além de proibição de reuniões com mais de 6 pessoas.
A França já havia implementado o toque de recolher e agora bares e restaurantes de Londres devem encerrar as atividade às 22h e está proibido reuniões com mais de 6 pessoas.
A principal economia do mundo também está atenta ao avanço de covid-19. Os Estados Unidos registraram os dois dias com mais infectados por novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.
No sábado, foram notificados 83.718 novos casos, 39 a menos do que havia sido registrado na sexta-feira. No total, 8,6 milhões de pessoas já foram infectadas pela covid-19 nos EUA, desde que começou a pandemia. O número total de óbitos chega a 224.995.
Pacote trilionário dos EUA
Além do avanço do coronavírus, os investidores estão atentos às negociações sobre o pacote de estímulos trilionário dos EUA.
A presidente da Câmara dos Representantes do país norte-americano, Nancy Pelosi, afirmou no último domingo que a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, está revisando a proposta mais recente do pacote de estímulos.
A democrata ressaltou que espera uma resposta nesta segunda-feira e afirmou que está otimista a respeito de um acordo. “Queremos isso, quanto antes melhor”.
Última cotação do dólar
Na última sessão, sexta-feira (23), o dólar encerrou em alta de 0,59%, cotado a R$ 5,6270.