O dólar hoje inicia em queda seguindo o otimismo das bolsas globais que operam em terreno positivo.
Por volta das 9h38, nesta segunda-feira (16), o dólar operava em queda de 1,21%, negociado a R$ 5,39. O mercado acompanha os desempenhos das bolsas mundiais que apresentam variações positivas em seus indicadores devido aos dado econômicos da segunda potência mundial, a China, e a vacina da Moderna .
A produção industrial da China cresceu 6,9% em outubro, em comparação ao mesmo mês de 2019. A informação foi revelada pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) nesta madrugada. O resultado ficou acima do esperado pelos economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, que estimavam um avanço de 6,5%.
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h35:
- S&P 500 futuro: +1,05%
- Nasdaq futuro: -0,29%
- DAX 30: +1,13%
- FTSE 100: +1,77%
- Euro Stoxx 50: +1,65%
- SSE Composite: +1,11%
- Nikkei 225: +2,05%
Além dos dados do país asiático, a vacina da Moderna também impulsionou os indicadores internacionais. O imunizante contra o novo coronavírus (covid-19) é 94,5% eficaz, segundo o estudo divulgado pela farmacêutica norte-americana.
A análise foi baseada em 95 pacientes com covid-19 confirmada. No ensaio, 90 dos pacientes receberam o placebo e os cinco restantes a vacina. Os resultados se assemelham com os divulgados no início deste mês pela Pfizer e a BioNtech.
Eleições e Pix no cenário nacional
No último domingo (15), aconteceram as eleições municipais que elegiam prefeitos e vereadores em todas as cidades do Brasil. Sete capitais brasileiras já elegeram seus prefeitos pelos próximos quatro anos. Outras 18 terão segundo turno daqui a duas semanas, no dia 29.
As seguintes capitais não terão o segundo turno:
- Belo Horizonte
- Campo Grande
- Curitiba
- Florianópolis
- Natal
- Palmas
- Salvador
Além das eleições, após 12 dias de operação restrita, na qual apenas alguns clientes selecionados pelas instituições financeiras puderam testar o sistema, entra no ar nesta segunda, para todo mundo, o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC).
A ideia é que o Pix torne as transações financeiras mais simples e rápidas – as pessoas terão apenas de cadastrar uma “chave” (senha individual) no banco no qual têm recursos depositados e usar o próprio telefone celular para efetuar pagamentos ou transferências.
Última cotação do dólar
Na última sessão, sexta-feira (13), a moeda estadunidense encerrou o pregão em queda de 0,05%, negociado a R$ 5,475. Portanto, o dólar hoje opera da mesma forma, com detalhe de uma queda mais expressiva.
Notícias Relacionadas