O dólar hoje opera em queda atento as apurações das eleições presidenciais dos EUA, desoneração da folha de pagamentos no Brasil e a vacinação no País.
Por volta das 10h50, nesta quinta-feira (5), o dólar operava em queda de 1,93%, negociado a R$ 5,55. Os investidores permanecem acompanhando as apurações das urnas das eleições nos Estados Unidos.
Às 10h30, o democrata Joe Biden estava na frente com 243 votos e o Republicano Donald Trump somava 214 votos. De acordo com a apuração em tempo real do “BBC News”, faltam seis regiões para encerrarem as apurações. No entanto, para Biden ser o novo presidente ele só precisa vencer em mais um estado.
Destaque do cenário nacional é a desoneração da folha
No cenário doméstico toma a atenção dos investidores a desoneração da folha de pagamentos. O Senado aprovou na última quarta-feira (4) a derrubada do veto do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à desoneração da folha de pagamentos de empresas e garantiu a prorrogação do benefício por mais um ano. A derrubada do veto foi aprovada por 64 votos a 2.
Vale destacar que mais cedo nessa quarta-feira, a Câmara dos deputados já havia derrubado o veto de Bolsonaro à desoneração da folha de pagamentos, quando 430 deputados votaram pela derrubada, 33 foram contra e um se absteve. Nesse sentido, a prorrogação será promulgada.
Em julho desse ano, Bolsonaro havia sancionado a medida provisória (MP) 936, com vetos. A medida passou a autorizar as empresas a negociarem a jornada de trabalho e a diminuição do salário dos colaboradores no período de pandemia de coronavírus (Covid-19). Entretanto, o mandatário vetou o ponto que prorrogava até o ano que vem a desoneração da folha de pagamento de companhias de 17 setores distintos.
Vacina de Oxford no Brasil
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar neste mês à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) documentos para avaliação das etapas de produção desenvolvidas pela farmacêutica Astrazeneca e pela Universidade de Oxford para a vacina contra o novo coronavírus (covid-19).
A vacina ainda está em fase de testes em humanos, mas, para acelerar o processo de registro sem prejudicar o rigor da análise, a agência reguladora iniciou a avaliação das etapas de desenvolvimento já concluídas.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quarta-feira (4), a moeda norte-americana encerrou em queda de 1,89%, negociado a R$ 5,653. Portanto, o dólar hoje permanece em queda.