Após a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o dólar hoje abriu em queda expressiva.
Por volta das 9h30, nesta segunda-feira (9), o dólar operava em queda de 1,89%, negociado a R$ 5,2631. Os destaques que movimentam a moeda estadunidense hoje é a vitória de Biden e as projeções econômicas brasileiras elaboradas pelo Boletim Focus.
O democrata superou o republicano e atual presidente, Donald Trump, em uma eleição mais disputada do que o previsto nas pesquisas eleitorais. Biden foi eleito no último sábado (7) o 46º presidente dos EUA. O mandatário Trump não reconheceu o resultado e disse que vai recorrer à Justiça.
É importante lembrar que as contagens ainda não terminaram, no entanto, nesta segunda-feira, por volta das 9h20, o democrata tinha alcançado 290 delegados contra 214 de Trump. Para ganhar é necessário chegar primeiro aos 270 delegados.
Após anúncio da vitória, os líderes principais de diversos países parabenizaram Biden, como:
- ex-presidente Barack Obama e George W. Bush;
- presidente da Venezuela, Nicolás Maduro;
- presidente da França, Emmanuel Macron;
- primeiro-ministro britânico, Boris Johnson;
- líder supremo do Irã, Ali Khamenei;
- presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
O presidente da República, Jair Bolsonaro, manteve silêncio e não parabenizou o novo mandatário dos EUA.
Destaque nacional é Boletim Focus
O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (9), voltou a elevar a expectativa de melhora para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. De acordo com a publicação do Banco Central (BC), os especialistas do mercado esperam que o PIB de 2020 seja de -4,80%. Na semana passada a previsão era de -4,81% e nas últimas quatro semanas, os especialistas do mercado esperavam uma queda de 5,03%.
O relatório também elevou pela 13ª semana a inflação deste ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 3,20%. Quatro semanas atrás, a projeção dos analistas ouvidos pelo Banco Central era de um aumento nos preços na ordem de 2,47%, enquanto na semana passada, a estimativa estava em 3,02%.
Última cotação do dólar
Na última sessão, sexta-feira (6), a moeda encerrou em queda de 2,74%, negociado a R$ 5,39. Portanto, o dólar hoje opera conforme a véspera, em baixa.