O dólar hoje caí atento a apuração das urnas nas eleições dos Estados Unidos e o destaque nacional é autonomia do Banco Central.
Por volta das 11h20, nesta quarta-feira (4), o dólar operava queda de 0,95%, negociado a 5,7020. Atualmente, o candidato democrata Joe Biden está com 224 votos contra o republicano e atual presidente dos EUA, Donald Trump, que contabiliza 213 votos.
Dos 50 estados mais a capital do país que votaram, apenas nove ainda não concluíram a apuração.
As regiões em que o Trump conquistou os votos foram:
- Idaho
- Utah
- Montana
- Wyoming
- Dakota do Norte
- Dakota do Sul
- Nebraska
- Kansas
- Oklahoma
- Texas
- Iowa
- Missouri
- Arkansas
- Louisiana
- Indiana
- Kentucky
- Tennessee
- Mississipi
- Ohio
- Virgínia Ocidental
- Alabama
- Carolina do Sul
- Flórida
Já o democrata conquistou os votos nas seguintes regiões:
- Washington
- Oregon
- Califórnia
- Colorado
- Novo México
- Havaí
- Minnesota
- Illinois
- Vírgina
- Nova York
- Nova Jersey
- Maryland
- Vermont
- Massachusetts
- Connecticut
- Delaware
- Condado de District
- Rhonde Island
- New Hampshire
As seguintes regiões permanecem em apuração: Nevada, Arizona, Wisconsin, Maine, Alaska, Michigan Pensilvânia Georgia e Carolina do Norte.
Destaque nacional é autonomia do Banco Central
O Senado Federal aprovou na última terça-feira (3) o projeto que estabelece autonomia ao Banco Central (BC) do Brasil. Ao todo, foram 56 votos a favor e 12 contrários. A proposta foi encaminhada para a avaliação da Câmara dos Deputados.
O objetivo do projeto é garantir autonomia ao Banco Central de modo que ele opere sem as intervenções políticas, “Trata-se de uma questão importante, particularmente em anos eleitorais e quando há, no poder, governos com viés populista, seja ele de direita ou de esquerda”, disse o relator da proposta, o senador Telmário Mota
O texto confere autonomia formal, ou seja, estruturação para que o BC execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias. O projeto que segue agora para análise da Câmara pode voltar ao Senado com alterações.
Última cotação do dólar
Na última sessão, terça-feira (3), a moeda norte-americana encerrou o pregão em alta de 0,42%, a R$ 5,76. O dólar hoje acompanha as apurações eleitorais dos EUA.