A cotação do dólar hoje fechou em queda de 1,095%, a R$ 5,2747, com a melhora no humor dos mercados internacionais enquanto os investidores esperam decisões de política monetária do Banco Central (BC) nos próximos dias.
A melhora do clima foi estimulada pelas notícias sobre os testes para a vacina contra a cvoid-19. O dólar refletiu o anúncio no final de semana de que a farmacêutica Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech se propuseram a expandir a Fase 3 de seus testes. Enquanto isso, a farmacêutica AstraZeneca comunicou a retomada dos testes clínicos britânicos de seu imunizante.
Além disso, as notícias sobre fusões e aquisições também deram um impulso no ânimo de agentes financeiros, ofuscando as preocupações em relação a um Brexit sem acordo.
Com isso, veja as notícias que movimentaram o mercado de câmbio brasileiro:
- Boletim Focus prevê tombo de 5,11% do PIB em 2020
- Oracle confirma parceria com TikTok
- EUA: “Investimentos estrangeiros são bem-vindos, exceto os que tragam riscos”
Focus prevê queda de 5,11% do PIB em 2020
Os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) responsáveis pelo Boletim Focus cortaram a expectativa pela queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, de 5,31% para 5,11%. Caso as projeções do relatório se confirmem, esse será o pior desempenho da economia do Brasil no último século.
No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira contraiu 9,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do resultado do período entre julho e setembro ocorrerá no dia 3 de dezembro deste ano. Para o ano que vem, por sua vez, a previsão dos analistas do mercado financeiro continua sendo de um crescimento de 3,50%.
O Boletim Focus também estimou um aumento para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pela quinta semana consecutiva, para 1,94% ao fim de 2020.
Oracle confirma parceria com TikTok
A Oracle e a ByteDance, controladora do aplicativo chinês TikTok, fecharam uma “parceria tecnológica”. A norte-americana será uma “provedora confiável de tecnologia” e deve assumir o gerenciamento dos dados de usuários do aplicativo de vídeos nos EUA.
Em vista disso, o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, afirmou ao jornal “CNBC” que terá “discussões com a Oracle e o seu time técnico durante os próximos dias”. “Temos muita confiança tanto na Microsoft quanto na Oracle, eles escolheram a Oracle, iremos ter uma revisão com seus times técnico e nossos times técnicos”, disse.
Investimentos estrangeiros nos EUA bem vindos
Em outra ocasião, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos falou sobre a importância das parcerias internacionais e declarou ser favorável aos investimentos estrangeiros no país. Mnuchin, contudo, demonstrou preocupação com “aqueles que representem riscos”.
O secretário chamou atenção, durante a terceira rodada de discussões com o governo do Catar, para os riscos internacionais, afirmando que o Irã segue financiando o terrorismo no Oriente Médio.
Bolsas no exterior
- Nova York (S&P 500): +1,27% – 3.383,54
- Londres (FTSE 100): -0,097% – 6.026,25
- Frankfurt (DAX 30): -0,07% – 13.193,66
- Paris (CAC 40): +0,35% – 5.051,88
- Xangai (SSEC): +0,57% – 3.278,81
- Hong Kong (Hang Seng): +0,56% – 24.640,28
- Tóquio (Nikkei 225): +0,65% – 23.559,30
Última cotação do dólar
Na última sessão, sexta-feira (11), o dólar encerrou o pregão em alta de 0,246%, negociado a R$ 5,331 na venda.