O dólar encerrou, nesta quinta-feira (9), em alta de +0,851% sendo cotado a R$ 4,0864.
O dólar subiu devido a vários fatores. Entre as notícias do dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que negociações com a China para um acordo sobre a guerra comercial serão retomadas em breve.
Além disso, contribuíram para o resultado desta quinta do dólar:
- Produção industrial recua 1,2% em novembro frente a outubro, diz IBGE;
- Ataque às bases americanas foi início de uma série, diz comandante do Irã;
Guerra comercial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9), que as negociações da segunda fase do acordo da guerra comercial com a China devem começar em breve. Ainda assim, as tratativas se prolongarão para além das eleições norte-americanas, que ocorrerão no dia 3 de novembro.
Saiba mais: Guerra comercial: Trump diz que negociações serão retomadas em breve
“Estamos começando em breve a fase dois. Vai levar algum tempo. Acho que vou esperar para finalizar o acordo depois das eleições, porque, fazendo isso, penso que podemos conseguir um acordo um pouco melhor, ou até muito melhor”, disse o presidente Donald Trump sobre a guerra comercial.
Produção industrial
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira (9) que a produção industrial, em novembro de 2019, apresentou uma queda de 1,2% em comparação com o mês anterior. Segundo o instituto, houve um declínio na produção das quatro grandes categorias econômicas e em 16 das 26 atividades pesquisadas.
Saiba mais: Produção industrial recua 1,2% em novembro frente a outubro, diz IBGE
O resultado apaga parte do crescimento de 2,2% acumulada no período agosto a outubro do ano passado. Dessa forma, a produção industrial se encontra 17,1% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011. O setor industrial acumula queda de 1,1% no ano.
EUA x Irã
O bombardeio do Irã contra as bases norte-americanas foi apenas o início de uma série de ataques contra os Estados Unidos no Oriente Médio, afirmou o comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana, Amirali Hajizadeh.
Saiba mais: Ataque às bases americanas foi início de uma série, diz comandante do Irã
De acordo com Hajizadeh, a “vingança apropriada” pela morte do segundo homem mais importante do Irã, o general Qassem Soleimani, será expulsar as forças norte-americanas na região do Oriente Médio.
Ademais, o chefe da força iraniana informou que a intenção do ataque, que ocorreu na última terça-feira (7) e atingiu as bases militares dos Estados Unidos, não teve a intenção de matar os soldados, mas sim de danificar a “maquina militar” americana.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira, o dólar encerrou em alta sendo cotado a R$ 4,0643 no valor de venda.