Dólar abre em alta com rating da Standard & Poor’s e eleições britânicas
O dólar inicia esta quinta-feira (12) em alta. A revisão da perspectiva de rating do Brasil pela Standard & Poor’s continua no radar.
Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos
Por volta das 9h20, o dólar variava positivamente a 0,214%, sendo cotado a R$ 4,1257. O mercado está atento às eleições gerais no Parlamento britânico. Boris Johnson procura encerrar as negociações para sacramentar o Brexit.
Além disso, os investidores seguem de olho no novo marco regulatório do Saneamento, aprovado na última quarta-feira (12) pela Câmara dos Deputados.
Standard & Poor’s
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s revisou, nesta quarta-feira (11), a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva. A nota de crédito do País ainda continua em BB-, levada em consideração como grau especulativo.
Em nota, a instituição afirmou que o governo brasileiro continua implementando medidas de consolidação fiscal, o que têm influenciado na redução do ainda alto déficit do Brasil.
No dia 30 de agosto, a agência de classificação de risco, S&P Global Ratings (S&PGR), revisou positivamente o rating da Argentina. A nota de crédito a longo prazo do país vizinho, passou de “SD” para “CCC-” com perspectiva negativa.
Brexit
No final de outubro, a proposta de eleições gerais no Parlamento britânico foi aprovada por 438 votos a favor e 20 votos contra na Câmara dos Comuns do Reino Unido.
O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que estava pronto para “lançar a campanha mais ambiciosa e radical por mudança real da história do nosso país”.
Saiba mais: Confira quais empresas podem ser influenciadas pelo Brexit
Pesquisas apresentam uma vantagem de dez pontos porcentuais ao Partido Conservador de Boris Johnson, que argumenta uma saída “controlada” da União Europeia, a se concretizar em 20 de janeiro, caso ele vença as eleições.
Marco do Saneamento
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (11) o novo marco regulatório para o Saneamento. A proposta teve 276 votos a favor e 124 contrários.
O texto-base da medida determina novas regras para o setor e permite a exploração dos serviços pela iniciativa privada. O texto aprovado tem como base uma proposta enviada pelo Planalto ao Congresso, com mudanças proposta pelo relator, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP). O Senado precisará ratificar a lei.
Confira: Câmara aprova transferência do Coaf para o Banco Central
A votação do Projeto de Lei do Saneamento foi adiada três vezes nos últimos dias e, na última quarta, demorou pelo menos cinco horas de discussões no plenário. A oposição do governo posicionou-se contrária pois argumenta que à iniciativa privada interessará atender apenas aos municípios mais populosos.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quarta-feira (11), o dólar encerrou o pregão em queda de 0,738%, sendo negociado a R$ 4,118.