O dólar opera em alta nesta sexta-feira (9) atento à tramitação da reforma da Previdência no Senado, a finalização da reforma tributária e a contração da economia britânica.
Por volta das 9h20, o dólar registrava a variação positiva de 0,079% sendo negociado a R$ 3,9286. Os investidores estão de olho às reformas do governo. A previdenciária, que caminha para sua análise no Senado, e a tributária, que está próxima de ser apresentada, segundo o Ministério da Economia.
Além disso, segue no radar do mercado a contração da economia britânica pela primeira vez em 7 anos.
Reforma da Previdência
Após a conclusão da votação em segundo turno da reforma da Previdência na Câmara dos deputados na última quarta-feira (7), o texto foi encaminhado ao Senado.
Segundo a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Simone Tebet (MDB-MS), o colegiado irá promover audiências públicas que servirão de base para a análise pelos senadores. Simone afirma que o Senado poderá concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em 60 dias.
Saiba mais: Reforma da Previdência: Câmara rejeita destaques e proposta vai ao Senado
“O sentimento da Casa não é de alterar o texto aprovado pelos deputados federais, mas de fazer as alterações necessárias por meio de um texto paralelo, podendo incluir estados, Distrito Federal e municípios”, afirmou Simone.
Reforma tributária
O Secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, apresentou detalhes da reforma tributária na última quinta-feira (8). Segundo ele, a proposta que deverá ser apresentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá conter três pontos principais:
- Reforma do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF)
- Imposto único sobre consumo e serviços
- Contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras
Segundo ele, a alteração do IRPF incluirá a correção da tabela, mas de forma “muito lenta e gradual”. Também serão revisadas deduções que o governo considera com baixo efeito equitativo.
Já o imposto sobre valor agregado (IVA), segundo Cintra, é um meio para unificar alguns tributos, como Confins, IPI, PIS e a parte do IOF não regulatória (arrecadatória).
Retração na economia britânica
O PIB da economia britânica contraiu 0,2% no segundo trimestre deste ano. O resultado foi inesperado, pois não era apresentada nenhuma queda desde 2012.
Na comparação anual, o Produto Interno Bruto do Reino Unido expandiu-se em 1,2% entre abril e junho. Porém, também abaixo da projeção do mercado, que era de 1,5%. Os dados foram divulgados neste sexta-feira (9) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, em inglês).
Última cotação do dólar
Na última sessão, quinta-feira (8), o dólar encerrou em queda de 1,213%, cotado a R$ 3,926, maior variação negativa desde o dia 10 de julho.