Mesmo com a alta do dólar e, por consequência, a desvalorização do valor da moeda brasileira em 2020, o investidor brasileiro tem diversificado cada vez mais a sua carteira com ativos de fora do País. Essa movimentação, há pouco tempo atrás, era algo considerado coisa de grandes investidores. Entretanto, o número de investidores neste segmento tem crescido. A Avenue Securities, por exemplo, corretora criada para facilitar o investimento direto do brasileiro na Bolsa dos EUA, conta com mais de 100 mil contas abertas atualmente.
De acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o número de cotistas de fundos com classificação de “investimento no exterior ” ainda é um pouco baixo. Em março, eram 10 mil a mais do que no início do ano passado, totalizando 88 mil. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo” e foram publicadas neste domingo (28).
Em dezembro do ano passado, muitos investidores brasileiros fizeram, pela primeira vez, uma aplicação no exterior. Isso porque a XP Investimentos realizou uma oferta inicial de ações na bolsa norte-americana: Nasdaq.
A corretora Avenue Securities, no último mês do ano passado, registrou a abertura de 11 mil contas, que havia sido o maior número em um só mês desde seu início. Em maio deste ano, porém, mesmo com as incertezas da pandemia de coronavírus (Covid-19), a empresa obteve um novo recorde: 24 mil novos clientes no mês.