Nesta terça-feira (9), o dólar começou o dia em sinal positivo, enquanto o cenário internacional e brasileiro encaravam uma manhã sem notícias de grande impacto no câmbio.
Enquanto isso, o Congresso nacional segue em recesso até 1º de fevereiro.
Zona do Euro
Na zona do euro, a taxa de desemprego caiu para 6,4% em novembro de 2023, ante 6,5% em outubro, segundo dados da Eurostat. O resultado ficou ligeiramente abaixo expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam manutenção da taxa em 6,5%.
A Eurostat calcula que havia 10,97 milhões de desempregados na zona do euro em novembro. Em relação a outubro, o número de pessoas sem emprego na região teve queda de 99 mil.
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC de Portugal, Mário Centeno, defendeu que o momento de relaxar a política monetária da zona do euro está mais próximo do que o previsto.
“Não precisamos esperar até maio para tomar uma decisão”, afirmou o presidente do BCE, em entrevista à Econostream Media divulgada hoje. Segundo o dirigente, ainda não é possível dizer quando um corte de juros poderá ocorrer, devido à postura dependente de dados do banco central.
IGP-M e dólar hoje
Por aqui, entre os poucos destaques da manhã está o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que recuou 0,67% na primeira prévia de janeiro, após cair 0,26% na mesma leitura de dezembro, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Às 10h21, a cotação do dólar à vista estava em torno de R$ 4,89, em alta de 0,46%. O dólar futuro para fevereiro avançava 0,45%, aos R$ 4,91.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Notícias Relacionadas