O dólar encerrou nesta sexta-feira (31) em alta de 0,632%, negociado a R$ 4,2858 na venda. A moeda norte-americana alcançou uma nova máxima histórica pelo segundo dia consecutivo.
Somente nesta semana, o dólar acumulou alta de 2,42%. Em janeiro, a moeda estadunidense valorizou 6,86%.
Confira quais foram algumas das notícias que movimentaram o mercado nesta sexta-feira:
- Coronavírus: Brasil registra 13 casos suspeitos do vírus, 7 em SP;
- Taxa de desemprego cai para 11% em 2019, aponta IBGE;
- Brexit: após mais de três anos, Reino Unido sairá oficialmente da UE nesta sexta.
Coronavírus
O Ministério da Saúde informou nesta tarde que há 13 casos suspeitos de contágio por coronavírus no Brasil. Entretanto, nenhum deles foi confirmado. Até a última quinta-feira (30), haviam apenas nove casos suspeitos no País.
Saiba mais: Coronavírus: Brasil registra 13 casos suspeitos do vírus, 7 em SP
Em São Paulo, onde há o maior número de casos suspeitos, de sete pacientes, o governo anunciou a criação de um comitê de crise para enfrentar o coronavírus em caso de contágio no Brasil. O governo federal ainda não informou se também contribuirá com um aporte financeiro para lidar com a epidemia.
Na última quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia como uma emergência internacional de saúde pública. Atualmente há mais de 8 mil casos confirmados de infectados na China e em outros 22 países.
Queda da taxa de desemprego
A Taxa de Desemprego no Brasil encerrou o quarto trimestre de 2019 em 11%. Trata-se de uma queda de 0,8 ponto percentual (p.p) em relação ao terceiro trimestre do ano passado, que estava em 11,6%.
Saiba mais: Taxa de desemprego cai para 11% em 2019, aponta IBGE
Na comparação com o mesmo período do ano de 2018, a taxa de desemprego teve uma queda de 0,6 p.p. Por sua vez, a taxa média anual teve recuou de 12,3 p.p no ano retrasado para 11,9% em 2019.
A expectativa dos economistas, ouvidos pela agência de notícias “Bloomberg”, estimavam que o desemprego atingisse 11%. Ao todo, são 11,6 milhões de pessoas desempregadas. A média anual de desocupados ficou em 12,6 milhões e recuou 1,7% em relação ao ano anterior.
Brexit
Após mais de três anos do referendo do Brexit, realizado em junho de 2016, o Reino Unido sairá oficialmente da União Europeia (UE) às 23 horas (20 horas de Brasília) desta sexta-feira.
Saiba mais: Brexit: após mais de três anos, Reino Unido sairá oficialmente da UE nesta sexta
Mesmo com a saída nesta sexta-feira, até dezembro deste ano ocorrerá um período de transição sobre detalhes que ainda estão em discussão. Um dos principais pontos ainda em discussão é em relação ao comércio. As relações comerciais com a UE representaram 49% de todos os negócios do Reino Unido no ano passado.
Em um documento oficial divulgado em setembro de 2019, o governo britânico relatou possíveis cenários após a conclusão do Brexit. Segundo as autoridades, uma saída sem acordo poderia causar uma escassez de combustível e medicamentos, longos congestionamentos em portos e alta dos preços dos alimentos.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quinta-feira (30), o dólar encerrou em alta de 0,946%, cotado em R$ 4,2589.