Dólar abre em queda com dados de empregos dos EUA, acordo comercial e IPCA
O dólar abre em queda com dados empregatícios dos EUA, acordo comercial com a China, IPCA e tensões geopolíticas no radar.
Nesta sexta-feira (10), por volta das 9h20, o dólar variava negativamente 0,225% sendo negociado a 4,0765. O mercado está atento a divulgação dos dados de empregos dos Estados Unidos do mês de dezembro, há uma expectativa de que a criação de trabalhos seja menor do que em novembro.
Além disso, segue no radar: o acordo comercial entre EUA e China que deve ser assinado no próximo dia 15, segundo o presidente Donald Trump, o IPCA que passou da meta de 2019, e as tensões geopolíticas que não tem novidades até o momento.
Empregos EUA
O mercado está atento ao relatório de empregos dos Estados Unidos que deve ser divulgado nesta sexta-feira (10). A expectativa é de que o país norte-americano tenha criado 160 mil novas vagas de trabalho em dezembro, menos que as 266 mil de novembro.
Acordo comercial
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em dezembro que a fase um do acordo comercial com a China seria assinado no dia 15 de janeiro deste ano.
Em entrevista a um canal televiso americano Trump reafirmou, na última quinta-feira (9) que vai assinar o tratado.”Vamos assinar em 15 de janeiro, acho que será em 15 de janeiro, um acordo com a China”.
IPCA
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,15% em dezembro, após ter avançado 0,51% no mês anterior. Dessa forma, o principal indicador do aumentos dos preços no País atingiu 4,31% em 2019, ultrapassando o centro da meta estipulada pelo governo, que era de 4,25%.
Saiba Mais: IPCA: inflação dispara e ultrapassa centro da meta estipulada para 2019, diz IBGE
Este foi o maior resultado do IPCA para um mês de dezembro desde 2002, quando o avanço foi de 2,10%. Em 2018, o aumento dos preços foram na ordem de 0,15%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (10).
Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) na última segunda-feira (6), os especialistas das principais instituições financeiras do País esperavam um acumulo de 4,13% na inflação de 2019.
EUA X Irã
A escalada de tensões entre Irã e EUA obteve um tom ameno após Trump prometer sanções econômicas contra o país iraniano e falar em paz.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país imporá novas sanções econômicas ao Irã, durante um discurso na última quarta-feira (8), na Casa Branca. Ele não detalhou as medidas, e também condenou a postura do país do Oriente Médio em relação a armas nucleares e terrorismo.
Saiba Mais: Trump promete sanções econômicas contra o Irã e fala em “paz”
O mandatário, porém, desejou paz ao Irã e não fez promessas de retaliação ou conflito armado após o ataque a bases americanas em Bagdá, ocorrido na última terça-feira (7).
Última cotação do dólar
Na última sessão, quinta-feira, o dólar encerrou em alta de 0,851% cotado a R$ 4,0864.