O dólar abre em queda nesta terça-feira (28) monitorando os dados do novo coronavírus (covid-19), os índices internacionais e a política nacional.
Por volta das 9h30, o dólar variava negativamente a 1,225% sendo negociado a R$ 5,5928. O mercado está acompanhando os casos de covid-19 no mundo. A Espanha, segundo país mais afetado, registrou o menor número de mortes desde o início da quarentena.
Além disso, segue no radar do investidor os índices internacionais e o novo ministro da Justiça.
Coronavírus
O atual epicentro, os Estados Unidos, estão próximos a atingir a marca de um milhão de infectados pelo novo coronavírus. Os dados atuais apresentam 211.894 mortes no mundo, sendo 56 mil nos EUA. Apesar desse número, o presidente Donald Trump autorizou a flexibilização de medidas de isolamento social.
A Espanha registrou menor número de mortes e infecções desde o início da quarentena. Nesta terça, o país confirmou 301 óbitos por covid-19 e 1.308 novos casos na última 24 horas. O número total de mortos é de 23.822.
No Brasil, os casos de morte somaram 4.543, segundo os dados da última segunda-feira (27).
Índices internacional
O mercado internacional está em alta nesta terça. Os índices futuros de Nova York operam em alta, assim como abrem as bolsas europeias e encerram as asiáticas.
Por volta das 7h40, os índices norte-americanos apresentavam valorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones registrava alta de 1,25% e o S&P 500 futuro subia 1,12%. Por sua vez, a Nasdaq operava a 1,17%.
Na Europa, os índices das bolsas também operam em alta. O Reino Unido subia 1,54% e França registrava alta de 1,32%. Na Itália a bolsa valorizava 2,32% e Alemanha subia 1,67%.
As bolsas asiáticas fecharam as negociações de forma distinta. A bolsa da Coreia do Sul encerrou o pregão com uma valorização de 1,34%. Na China, o principal índice das ações das bolsas, Xangai, terminou o dia em queda de 0,19%. A bolsa do Japão desacelerou para 0,06%. A bolsa de Hong Kong registrou +1,22%.
Novo ministro da Justiça
O Ministério da Justiça e Segurança Pública será chefiado pelo até então líder da Advocacia-Geral da União, André Mendonça. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça.
Saiba Mais: Ministério da Justiça: DOU confirma André Mendonça como novo ministro
Desde a última sexta-feira (24), quando Sergio Moro renunciou ao cargo, a vaga no Ministério da Justiça estava vaga. Na AGU, Mendonça será substituído por José Levi Mello do Amaral Junior, que estava no cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional.
Também há a confirmação da nomeação de Alexandre Ramagem no DOU. Ele era chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ficará no lugar de Maurício Valeixo, como diretor-geral da Polícia Federal.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira, o dólar encerrou em queda de 0,074%, negociado a R$ 5,6639.