O dólar abriu em leve alta à espera da definição de um pacote de estímulos dos Estados Unidos, com o prazo para negociações até esta terça-feira (20).
Por volta das 9h20, o dólar subia a 0,23%, negociado a R$ 5,602. O mercado acompanha os desdobramentos do pacote trilionário da principal economia do mundo.
O prazo para a Casa Branca e os democratas alcançaram um acordo sobre o pacote de estímulos dos EUA se encerra nesta terça.A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, afirmou que é necessário que esse pacote seja aprovado antes das eleições presidenciais, “se isso não for feito antes da eleição, temo que o mais rápido que conseguiremos obter qualquer tipo de alívio para a pandemia de covid-19 será em fevereiro’.
Segundo a presidente, ela e o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnunchin, estão em progressos com as discussões sobre o pacote de estímulos.
Irlanda decreta 2º lockdown
No mercado europeu, o foco está na Irlanda que decretou na última segunda-feira (19) um novo confinamento nacional (lockdown) para enfrentar a segunda onda do novo coronavírus.
O primeiro-ministro da Irlanda, Michaéal Martin, afirmou que as medidas passam a valer a partir da próxima quarta-feira (21) e ficarão em vigor por seis semanas. Dessa forma, as novas regras determinam que restaurantes e pubs funcionem apenas como delivery, comércio apenas o essencial e as viagens dos irlandeses tem uma limitação de até 5 km de suas casas.
Destaque nacional é acordo com EUA
Já no cenário domestico, as relações internacionais estão no radar dos investidores. O Brasil e os Estados Unidos assinaram ontem um Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC, na sigla em inglês) que prevê a facilitação do comércio e o combate à corrupção.
“Trata-se de evolução relevante nas tarefas de combater, mediante a recuperação de ativos, o eixo central das cadeias delitivas organizadas: seus fluxos financeiros”, declarou o Ministério das Relações Exteriores.
O embaixador dos EUA no Brasil, Robert O’Brien, que participava do anúncio do pacote comercial, aproveitou e fez campanha anti-China.
“Se vocês terminarem com a Huawei na sua rede 5G, haverá a capacidade de decifrar quase todos os dados que são gerado em qualquer lugar do Brasil, seja pelo governo, na frente de segurança nacional, seja por empresas privadas em suas habilidade de inovar e desenvolver produtos”, disse O’Brien.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira (19), o dólar encerrou em queda de 0,69%, cotado em R$ 5,604.
Notícias Relacionadas