Dólar abre em alta com coronavírus e dados da China no radar

O dólar abre em alta no início desta semana com os casos de coronavírus no mundo, dados da China, mercado internacional e Boletim Focus no radar.

Por volta das 10h40, desta segunda-feira (13), o dólar variava positivamente a 0,75%, sendo negociado a R$ 5,1278. O mercado está monitorando os números de contágios e mortes pela covid-19.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Além disso, segue no radar do investidor: os dados da china que serão divulgados nesta semana, os mercados internacionais que operam em baixa nesta segunda e a previsão de crescimento do Brasil que foi reduzida para -1,96%.

Coronavírus

Os Estados Unidos, atual epicentro da pandemia do novo coronavírus (covid-19), registraram 1.920 mortes no último domingo (12). Ao todo, são 530 mil casos confirmados e 20,6 mil mortes.

Segundo alguns especialistas, esse valor é como se o país tivesse vivido a queda de 10 aviões como o Boeing 737 Max, que caiu em janeiro no Irã e matou todos os passageiros.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 22.1 mil casos confirmados e 1.223 mortes, a taxa de letalidade é de 5,5%.

A China, país onde originou o vírus, anunciou no último domingo, 97 novos casos importados da covid-19, maior número diário desde que começou a divulgar, no início de março, dados sobre viajantes vindo do exterior com o vírus.

Dados da China

O mercado internacional está atento aos indicadores desta semana que vai apresentar o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, a produção industrial e a balança comercial de março da China, demonstrando os impactos do vírus na segunda maior economia do mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/BANNER-NOTICIA-DESK-1-1.png

De acordo com o Ministério de Comércio chinês, as exportações e a importações apresentaram melhora neste mês devido ao progresso que o governo teve no combate da Covid-19.

Bolsas internacionais

Os mercados internacionais apresentam retração nesta segunda. Os índices futuros de Nova York operam em queda, assim como encerraram as bolsas asiáticas. O mercado europeu está fechado devido ao feriado de Páscoa.

Por volta das 7h10, os índices norte-americanos apresentavam desvalorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones tinha queda de 1,41% e o S&P 500 futuro registrava baixa de 1,36%. Por sua vez, a Nasdaq operava a – 1,19%.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

As  bolsas asiáticas fecharam as negociações em queda. A bolsa da Coreia do Sul encerrou o pregão com uma desvalorização de 1,88%. Na China, o principal índice das ações das bolsas terminou o dia em baixa de 0,49%. A bolsa do Japão recuou 2,33%. A bolsa de Hong Kong não abriu em função do feriado de Páscoa.

Boletim Focus

Na divulgação do Boletim Focus desta segunda, a estimativa do PIB em 2020 é de recessão, com uma queda de 1,96%. Na semana passada a previsão era de -1,18%. . Para o ano que vem, os principais analistas do mercado financeiro estimam que a economia irá crescer 2,70%.

Por sua vez, a previsão da taxa básica de juros da economia (Selic) para 2021 foi reduzida para 4,50%, na semana passada a previsão era de 4,75%. Para este ano, a Selic manteve-se em 3,25%.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quinta-feira (9), o dólar encerrou em queda de 1,02%, cotado em R$ 5,0906.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno