O dólar inicia esta quarta-feira (29) em alta. A moeda norte-americana tinha uma expansão de 0,04% por volta das 9h e era negociada a R$ 4,026.
Nesta sessão o dólar ainda deve refletir às declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a reforma da Previdência e a assinatura do pacto dos três poderes. No entanto, o cenário externo deve chamar mais a atenção por conta do aumento das tensões entre Estados Unidos e China.
Três poderes
Na última terça-feira (28), em encontro no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro propôs à Dias Toffoli (presidente do Supremo Tribunal Federal), Rodrigo Maia (presidente da Câmara) e Davi Alcolumbre (presidente do Senado) um “pacto de cooperação” entre os três poderes.
Saiba mais: Presidentes dos três Poderes decidem assinar pacto pela retomada do crescimento
No entanto, o objetivo do acordo é aprovar pautas de comum interesse no Congresso Nacional. Entre eles, o pacto deve citar:
- Reforma da Previdência;
- Modernização do sistema tributário;
- Desburocratização administrativa;
- Repactuação federativa;
- Combate à corrupção.
Estados Unidos e China
A Huawei apresentou uma moção nesta quarta-feira (29) à Justiça americana questionando a constitucionalidade de uma lei que limita suas vendas de equipamentos de telecomunicações, no lance mais recente de seu atual confronto com o governo dos Estados Unidos.
De acordo com o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, foi solicitado em um tribunal norte americano o julgamento sobre a constitucionalidade ou não da decisão dos Estados Unidos de proibir a empresa chinesa de fornecer equipamentos ao governo americano e aos seus fornecedores.
Reforma da Previdência
Sobre a reforma da Previdência, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a reforma pode ser aprovada ainda neste semestre.
Saiba mais: Governo, Centrão e PT fazem acordo para evitar que Coaf volte para Moro
Além disso, de acordo com o “Valor Econômico”, Maia e a equipe econômica do governo fizeram um acordo para dar prioridade a projetos de lei que já estão em tramitação ou que ainda serão encaminhados pelo governo para modernização e digitalização do Estado brasileiro.
Última cotação
Na última sessão, na terça-feira (28), o dólar registrou uma queda de 0,273% sendo negociado a R$ 4,0242.