O dólar inicia a semana em queda. Nesta segunda-feira (27), a moeda norte-americana registra um recuo de -0,14% sendo negociada a R$ 4,011.
Na última sexta (24), o dólar foi impactado pelo avanço da Medida Provisória 870 na Câmara dos Deputados. Além disso, a moeda foi movimentadas pelas declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a guerra comercial.
Nesta segunda, os investidores devem ficar atentos as movimentações do mercado em relação as manifestações que aconteceram no último domingo (26) em todo o país a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Manifestações pró Bolsonaro
No último domingo (26), foram realizados atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e suas pautas.
As principais pautas defendidas foram:
- Reforma da Previdência;
- Pacote anticrime de Sérgio Moro;
- Apoio à Lava Jato e combate à corrupção;
- Permanência do Coaf no ministério da Justiça;
- Apoio ao presidente contra o chamado “Centrão“;
- Volta da CPI da Lava Toga.
Bolsonaro não compareceu a nenhum dos atos que aconteceram em todo o Brasil. No entanto, o presidente afirmou durante um culto, na Igreja Atitude, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que as manifestações em seu apoio são “um recado àqueles que teimam com velhas práticas”.
Saiba mais: Atos em apoio a Bolsonaro já têm início pelo país neste domingo
Bolsonaro afirmou ainda que pela primeira vez na história, o Brasil tem um presidente que está cumprindo o que prometeu na campanha. “Pela primeira vez na história do Brasil os senhores têm um presidente eleito que está cumprindo o que prometeu durante campanha. Se estou aqui, é porque acredito nessa nação”, disse no culto.
Contudo, os movimentos a favor do presidente carregam certo perigo, de acordo com analistas. Isso porque as manifestações podem tomar rumos que podem não trazer muitos benefícios ao governo. Por isso, as atos dividiram os setores e entidades da direta.
Medida Provisória 870
O líder do PSL no Senado, senador Major Olímpio (SP), afirmou que vai apresentar um pedido de destaque durante a votação da Medida Provisória 870/2019, que deve acontecer nesta terça-feira (28), para manter o Coaf sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a validade da Medida Provisória corre risco caso haja alteração no Senado, tendo em vista que ela perde a validade em 3 de junho.
Guerra comercial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda, no Japão, que seu governo ainda não está pronto para fechar um acordo comercial com a China. No entanto, ele disse que acredita que os dois países chegarão a um entendimento em algum momento no futuro.
Ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante entrevista, Trump falou sobre o desequilíbrio comercial com o Japão, afirmando que também fechará um acordo com Tóquio.
Última cotação
Na última sexta-feira (24), o dólar registrou uma queda de 0,776% sendo negociado a R$ 4,016 na venda.
Notícias Relacionadas