Após a queda do último pregão, o dólar iniciou a manhã desta quarta-feira (24), estável. A moeda norte-americana ainda opera sob os efeitos do dia anterior, que foi impactado pela reforma da Previdência.
A reforma da Previdência que tem sido o principal assunto do mercado, desde o início do ano, teve um importante passo na última terça-feira (23). No entanto, o dólar que vinha em alta e caiu na última sessão, passou a ficar estável na manhã desta quarta, registrando uma alta de 0,05% sendo negociado a R$ 3,9226.
Reforma da Previdência
A proposta da Previdência foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por 48 votos a favor e 18 contra, os membros da comissão aprovaram a constitucionalidade do texto, que irá para a comissão especial.
O resultado da votação foi comemorado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que demonstrou interesse em agilizar a instalação da comissão especial para que a PEC siga sua tramitação.
Além disso, Maia afirmou que agora o governo precisa trabalhar de “forma efetiva” nas próximas etapas do processo de aprovação da proposta.
A sessão na CCJ durou cerca de 9h e foi marcada por debates entre os parlamentares. No entanto, a aprovação só aconteceu depois que o governo acertou um acordo com o Centrão para que alguns pontos da reforma fossem retirados.
Saiba mais: Reforma da Previdência é aprovada na CCJ por 48 votos a 18
Sendo eles:
- Fim do pagamento de multa do FGTS para aposentado;
- Possibilidade de alterações por projeto de lei;
- Idade máxima de aposentadoria compulsória;
- Exclusividade da Justiça Federal do Distrito Federal para julgar processos contra a reforma;
- Dispositivo que autoriza apenas o Executivo a realizar mudanças na Previdência.
Na última quarta-feira (17) a votação havia sido adiada adiada porque os partidos de centro não apoiaram a proposta como estava. Dessa forma, eles uniram-se à oposição para atrasar a tramitação da reforma.
Nesta terça, os partidos de oposição ficaram sozinhos na tentativa de impedir o andamento da reforma da Previdência que acabou sendo aprovada.
Última cotação
Na última sessão, que aconteceu na terça-feira (23), o dólar caiu -0,264% sendo negociado a R$ 3,9224.